INOVAÇÃO - Serviços do município estão mais próximos do cidadão - PENACOVA ACTUAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

17 de fevereiro de 2016

INOVAÇÃO - Serviços do município estão mais próximos do cidadão



O município de Penacova deu esta semana mais um importante passo na sua modernização administrativa e na vanguarda tecnológica, poupando aos munícipes o incómodo de se deslocarem ao edifício camarário para acederem a vários serviços, como antes faziam. Assim, fazer consultas de processos de obras, de faturas da água, de processos de expediente, submissão de formulários de transportes, elaboração de contratos de água, pedidos de tarifários especiais, de recolha de "monos", entre outros, já não carece de deslocação aos Paços do Concelho. Basta um registo no novo portal http://so.cm-penacova.pt e, a partir de um computador, e aceder aos vários serviços, necessitando para alguns deles de uma autenticação com o cartão de cidadão.

De acordo com Humberto Oliveira, presidente do município de Penacova, “este passo concorre para um concelho que tem pugnado pelo derrube de obstáculos e pela simplificação de procedimentos, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e de uma maior transparência na gestão municipal”.

Para chegar com sucesso à conclusão deste projeto e consequente disponibilização de serviços, o município de Penacova apresentou a sua candidatura ao SAMA – Sistemas de Apoio à Modernização Administrativa, tendo sido contemplado com o respetivo apoio financeiro. O projeto permitiu desenvolver um conjunto de atividades que promoveram soluções tecnológicas capazes de responder à implementação do sistema, à desmaterialização e reengenharia de processos, melhorando a qualidade da informação interna, e consequente melhoria dos serviços prestados aos cidadãos e às empresas.

A instalação do software de gestão documental MyDoc e do portal de serviços online Mynet, ambas desenvolvidas pela Associação de Informática da Região de Coimbra, permitiram aumentar a eficácia e a eficiência da atividade municipal com reflexo nas condições e no desempenho de funções da autarquia com os cidadãos e os agentes económicos locais, reduzindo constrangimentos aos munícipes e estimulando a racionalização da organização administrativa.

Internamente, os serviços da autarquia procederam à normalização de formulários e de processos e grande parte do processo administrativo foi redesenhado. O que granjeou o elogio de Humberto Oliveira, salientando que “este projeto só se tornou possível graças ao empenho e magnífico trabalho dos colaboradores, que estão motivados na prestação de um serviço mais eficiente, moderno e qualificado”.