PATRIMÓNIO - Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra mostra (e explica) os seus Tesouros



No próximo sábado, dia 19 de março, a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) mostra e explica mais um dos seus tesouros.

O Livro de lembranças dos Planetas foi composto no final do século XVI, algures num convento da Serra de Ossa. Trata-se de um manuscrito de invulgar aparato, quer sob o ponto de vista informativo quer do ponto de vista artístico.

O que singulariza este códice, e para ele chama facilmente a atenção, é a circunstância de se encontrar copiosamente ilustrado e colorido à mão, incluindo, por vezes, figuras móveis que complementam o texto e transformam a experiência de leitura.

A partir de finais do século XVI, estas interessantes figuras móveis aparecem em livros de astronomia, permitindo determinados cálculos, mais ou menos complexos, e fazendo destes livros verdadeiros objetos interativos.

António Olaio, Diretor do Colégio das Artes e artista plástico, propõe uma reinterpretação da obra, recorrendo a uma nova linguagem gráfica e conceptual.

As inscrições (gratuitas) podem ser efetuadas através do endereço eletrónico saopedro@bg.uc.pt ou através da Secretaria da Biblioteca (tel. 239 859 848).

Cristina Pinto - Universidade de Coimbra

  etiquetas ,