PATRIMÓNIO - Casa do Povo de Penacova organiza Rota dos Moinhos em Dia Nacional dos Moinhos Abertos



Tendo em vista a comemoração do Dia Nacional dos Moinhos Abertos, a Casa do Povo e Câmara Municipal de Penacova, em parceria com várias entidades locais, levam a cabo no próximo dia 10 de Abril a “Rota dos Moinhos do Concelho de Penacova”.

Com o ponto de encontro pelas 9h30, junto à Câmara Municipal de Penacova, a iniciativa, de alcance nacional e ampla divulgação e com o objectivo de chamar a atenção dos portugueses para o inestimável valor patrimonial dos moinhos tradicionais, visa promover o potencial existente no concelho de Penacova ligado à molinologia, com a passagem em vários núcleos de moinhos existentes, tais como Aveleira, Gavinhos, Portela de Oliveira e Serra da Atalhada.

De forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas e amigos dos moinhos, a acção vai levar os participantes, a partir das 10h00, até à Aveleira para visitarem a Azenha Porto da Aveleira e o Moinho da Serrinha.

Em plena Serra de Gavinhos será visitado o moinho de Lino Branco, figura indubitável penacovense que faz agitar velas e que obsequiará os presentes pela forma como ainda trabalha, servindo de aperitivo para que possam desfrutar de um almoço servido junto da associação local.

Retemperadas as forças, os participantes que dão vida à “Rota dos Moinhos do Concelho de Penacova” partem em direcção à Portela de Oliveira, onde vai ser visitado o Museu do Moinho Vitorino Nemésio, recentemente inaugurado, para terminarem a sublime jornada, antes do anoitecer, na Serra da Atalhada. Em plena serra da União de Freguesias de Friúmes e Paradela, será possível “vistoriar” os moinhos da Moagem e do Cereal. Ainda no centro do coração da Serra da Atalhada, os entusiastas desta iniciativa vão ser brindados por uma prova de degustação de produtos locais e regionais oferecidos pela boa vontade dos elementos do Grupo de Solidariedade Social, Desportivo, Cultural e Recreativo de Miro, estando o regresso à vila de Penacova prevista para as 18h30.

Durante o próximo dia 10 de Abril, cada moinho deverá estar aberto e se possível a funcionar. Desta forma, e no sentido de se traduzir numa oportunidade para aumentar o número de pessoas nesta iniciativa, a entidade organizadora mantém as inscrições abertas até ao dia 3 de Abril.

Até aos 5 anos, a inscrição é gratuita, dos 6 aos 12 tem um custo de 4 euros e, a partir dos 12 anos, o valor é de 7 euros. Refira-se que o valor das inscrições em causa inclui a participação no programa geral, estendendo-se ao transporte e respectivo almoço.

As inscrições podem ser efectuadas através do e-mail: casapovopenacova@gmail.co m, ou como alternativa pelos números de telemóvel 918 801 426 (Mariana Silva) e 916 228 633 (Rita Ribeiro).

Carlos Sousa | Diário de Coimbra



  etiquetas , ,