ENSINO - EBA presente no TOPAS 2016 - Torneio de Programação para Alunos do Secundário


No passado dia 6 de Maio, os alunos do 1.º ano do Curso Técnico de Gestão de Sistemas Informáticos (TGPSI) participaram no Topas 2016, Torneio promovido pelo Departamento de Ciências de Computadores, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

O concurso consistiu numa prova de programação de 4 horas de duração, para resolução de 7 problemas, recorrendo a várias linguagens de programação: C, C++, Java e Pascal, Visual basic e Pyton.

O objetivo principal do TOPAS é cativar os alunos do ensino secundário para competirem e melhorarem os seus conhecimentos e capacidades de resolução de problemas, aplicando conhecimentos da área de informática. Além do convívio que a competição proporciona, o torneio constituiu também uma excelente oportunidade para estabelecer novos contactos.

A EBA fez-se representar pela Equipa "Code Insiders" com o Diogo, Leonardo e Sandro.

A chegada ao Porto deu-se pelas 9h30, com a receção das 30 equipas participantes. Seguiu-se um período de 30 minutos onde os participantes puderam testar o sistema informático do torneio, que corria em ambiente Linux (Fedora) e na Plataforma Web Mooshak.

A prova decorreu das 11h30 às 15h30, onde as equipas, distribuídas por várias salas e sem contacto com o exterior, resolviam os exercícios submetidos pela plataforma online Mooshak. A meio da prova foi servido o almoço nas salas de prova às equipas participantes.

Após o término da prova seguiu-se uma sessão de apresentação de estatísticas e resultados e pelas 16h30 houve a cerimónia de entrega de prémios aos primeiros classificados.

A viagem de regresso contou ainda com uma paragem no Mc Donalds onde os "Code Insiders" puderam recarregar as baterias!

Esta iniciativa veio proporcionar aos alunos de TGPSI mais uma oportunidade para estabelecer contactos, colocando-os perante novos desafios do mundo da Programação!

  etiquetas ,