GEMINAÇÃO - Município de Penacova estabelece contactos internacionais com o Ayuntamiento de Cistierna - PENACOVA ACTUAL
PUB

ÚLTIMAS

PUB

Post Top Ad

8 de junho de 2016

GEMINAÇÃO - Município de Penacova estabelece contactos internacionais com o Ayuntamiento de Cistierna


O Presidente do município de Penacova, Humberto Oliveira, o Presidente da Junta de Freguesia de Lorvão, Rui Batista, bem como alguns representantes da Associação Pró-Defesa do Mosteiro de Lorvão, deslocaram-se a Cistierna, na província de Castela-Leão, para participar nas festas em honra de San Guillermo de Penacorada.

Penacova e Lorvão têm grandes similitutes geográficas com a localidade espanhola de Cistierna. Todas são atravessadas por rios (Esla e Mondego), ambos os territórios têm serra e «há outras afinidades sociais e culturais, assim como laços de amizade», refere nota da autarquia, salientando que em perspectiva está uma geminação. De resto, essa proximidade já existente levou uma comitiva - constituída pelos presidentes da Câmara de Penacova e da Junta de Lorvão, Humberto Oliveira e Rui Batista, respectivamente, bem como representantes da Associação Pró-Defesa do Mosteiro de Lorvão, a visitar Cistierna onde participaram nas festas de San Guilhermo de Penacorada.

Como tem sido já evocado, a história dá também argumentos de união entre as duas regiões, sobretudo no que concerne a D. Teresa, filha de Dom Sancho I, cujos restos mortais se encontram no Mosteiro de Lorvão, concelho de Penacova. A Rainha Santa D. Teresa, conhecida em Espanha como Teresa de Portugal, aquando do seu casamento com o rei Afonso VIII de Leão, foi senhora da Comarca de Cistierna. Ao separar-se do seu marido por ordem do Papa, fundou em Bierzo o Mosteiro de Villabuena onde esteve com as suas filhas Sancha e Dulce. Para fundar este Mosteiro trasladou o corpo de San Guillermo para Bierzo e, a partir de 1224, o Mosteiro de Villabuena adotou o nome de San Guillermo de Penacorada. Já no séc. XVI, as cheias do Rio Cúa destruíram o Mosteiro de San Guillermo e as monjas mudam-se para S. Miguel de Las Duenas, levando consigo as relíquias de San Guillermo, o santo devoto de D. Teresa.

Como foi vincado no encontro, esta visita da Câmara Municipal a Cistierna permitirá o estabelecimento de uma geminação importante para a dinamização de projetos de cooperação e de desenvolvimento de relações, tendo em vista o desenvolvimento mútuo, numa base de interesses e opções de cada município e de acordo com as possibilidades existentes em cada momento.

Post Top Ad