TRADIÇÃO - Miro lembra produção de cerveja artesanal



Um trabalho de pesquisa sobre lendas e tradições revelou que «há mais de 70 anos se fazia cerveja artesanal no lugar de Miro», Penacova. Uma “descoberta” que o Grupo de Solidariedade Social, Desportivo, Cultural e Recreativo de Miro entendeu “tornar realidade”. Nesse sentido, o grupo convidou um conjunto de pessoas para «nos ajudarem a dar o primeiro passo para criarmos a marca de cerveja Miro - “Muito mais que um lugar”. «Ao lançarmos este tipo de cerveja artesanal estamos a apostar e a divulgar mais um produto regional fabricado no concelho de Penacova», refere o grupo, que pretende, desta forma, juntar a cerveja a um conjunto De produtos artesanais, desde as compotas aos licores, chás, broa e ervas aromáticas.

Nas margens do rio Alva «ainda existe o “lúpulo”, planta com que fabricavam a cerveja» assegura o grupo de Miro, que convida a uma visita, para saborear a cerveja e descobrir , nos “trilhos do Alva”, os melhores ingredientes para o seu fabrico.

A cerveja é engarrafada amanhã e domingo e vai ser degustada durante a Festa do Barqueiro, em Julho. Mas pode ser provada nestes dois dias, juntamente com a sopa à lavrador, chanfana, broa e enchidos, num “almoço colaborativo”. As inscrições podem ser feitas através dos telefones 239 476 475 e 962 301 595.

Fonte: Diário de Coimbra

  etiquetas ,