TURISMO - Foram hasteadas as Bandeiras Azul e de Praia Acessível no Reconquinho - PENACOVA ACTUAL
PUB

ÚLTIMAS

Post Top Ad

30 de junho de 2016

TURISMO - Foram hasteadas as Bandeiras Azul e de Praia Acessível no Reconquinho


O presidente da Câmara Municipal de Penacova disse ontem que a atribuição do galardão Bandeira Azul pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) à Praia Fluvial do Reconquinho, valoriza o território. «O facto de ter este galardão permite-nos comunicar o território e os recursos endógenos, o rio, a natureza, o verde e o casario, património endógeno que queremos valorizar», explicou.

Humberto Oliveira, que de manhã esteve presente na cerimónia do hastear das bandeiras Azul e de Praia Acessível, na Praia do Reconquinho, afirmou, por outro lado, que a distinção, atribuída pelo quarto ano consecutivo pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), representa igualmente um conjunto de trabalhos e de responsabilidades acrescidas, que antes não existiam, como organização, acessibilidades, análises à água e animação, entre outras. Trata-se de trabalho adicional, que envolve técnicos e colaboradores da autarquia, sublinhou o autarca.

O presidente da Câmara recordou que a Praia do Reconquinho é a principal porta de entrada dos circuitos de BTT e é frequentada por pessoas da localidade e de outras zonas do país.

Humberto Oliveira aproveitou a cerimónia do hastear das bandeiras azul e de Praia Acessível para falar de alguns projectos futuros como a limpeza das margens do rio Alva e a melhoria da Praia do Vimieiro.

Todas as iniciativas realizam-se numa óptica de valorização do rio para que «as pessoas cada vez mais usufruam dele e de forma melhorada».

A Praia Fluvial do Reconquinho vai contar com diversas actividades lúdicas e recreativas ao longo da época balnear de que se destaca uma acção de formação de boas práticas, que contará com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Penacova, animação musical e acções de limpeza do areal.

Está também prevista a recriação de actividades tradicionais ligadas ao rio como a iniciativa "Era uma vez no Reconquinho". Uma proposta que consiste na leitura de um conto de temática ambiental seguido de jogos lúdicos para sensibilizar os participantes para as boas práticas ambientais.

Recorde-se que a Praia fluvial do Reconquinho dispõe de um parque de estacionamento, parque de campismo, passadiços de circulação, sanitários, parque de merendas, área relvada e sombras naturais e um bar de apoio. A assistência e vigilância da praia, durante a época balnear está a cargo dos Bombeiros de Penacova.

José João Ribeiro – Diário de Coimbra