TURISMO - Penacova vai ganhar passadiços no Rio Mondego


O município de Penacova vai iniciar a construção de um passadiço no rio Mondego, junto à livraria do Mondego, sendo este um projeto-piloto que pode abrir caminho a mais troços de passadiços que o município pretende ali construir, dando continuidade à qualificação e valorização de várias zonas para a prática de desporto na natureza, lazer e turismo.
De acordo com Humberto Oliveira, presidente da Câmara de Penacova, "estes passadiços permitirão uma mais fácil visita a esse espaço e também, no futuro, a possibilidade de uma travessia da margem esquerda (EN2) para a infraestrutura da Livraria do Mondego, situada na margem direita, procurando captar mais visitantes e mais amantes da natureza".
A empreitada, com um valor de 36.498,55 euros, foi adjudicada à empresa Carmo, que traz já a experiência neste tipo de intervenções, sendo a sua obra de maior notoriedade a dos passadiços do Paiva.
A obra que agora o Município de Penacova vai levar a efeito visa ligar de forma segura um percurso utilizado para trail running e btt que até ao momento se faz, naquele troço, pela EN2, com alguns riscos para os utilizadores e praticantes, além de que os utilizadores não têm a possibilidade de usufruir do Rio Mondego e da Livraria do Mondego, que naquela zona é uma paisagem verdadeiramente deslumbrante. "Como sustenta Humberto Oliveira, "esta intervenção contribui assim para um acréscimo de qualidade no turismo e nos desportos de montanha/aventura e contribui para a diferenciação positiva do nosso território".
Recorde-se que em 2015 a Livraria do Mondego foi alvo de uma requalificação financiada com fundos comunitários do programa Leader ADELO, no valor de 55 mil euros dos 95 mil de custo total, dotando-a de miradouros, percursos de visita devidamente sinalizados, guardas de segurança e pontos de descanso, parque de estacionamento para 23 veículos e ainda dois minicais para ancoragem da barca serrana.

  etiquetas , ,