AÇÃO SOCIAL - Município de Penacova já investiu 165 mil euros no apoio à natalidade - PENACOVA ACTUAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

13 de julho de 2016

AÇÃO SOCIAL - Município de Penacova já investiu 165 mil euros no apoio à natalidade



O município de Penacova atribuiu o título "Ser Penacova" a todas as crianças que atualmente estão abrangidas pelo Programa de Apoio à Natalidade e Adoção da Câmara Municipal, que teve início em maio de 2014. Até ao momento foram já apoiadas 164 crianças, tendo o município atribuído o montante de cerca de 165 mil euros para ser gasto no comércio do concelho. A cerimónia decorreu este sábado, festejando o Dia da Natalidade, tendo também marcado presença Humberto Oliveira, presidente do município, e  João Azadinho, vice-presidente com a tutela da ação social, que procederam à entrega dos diplom+
as.

Humberto Oliveira destacou que “este diploma é uma forma de estas crianças nunca se esquecerem das suas origens. Mesmo que um acaso as leve a sair do concelho, para trabalhar, para estudar ou para viver, elas possam ter neste diploma uma marca indelével de pertença na história de Penacova, de ligação afetiva, de manutenção das raízes e de orgulho”.

De acordo com João Azadinho, “passados dois anos desde a implementação desta medida, é também este dia importante para se fazer um balanço, Até esta data o Município apoiou 164 crianças, numa estratégia de estímulo à natalidade e de maior conforto às famílias, num sinal evidente de que este Executivo Municipal projeta o futuro e vê na família um elo imprescindível para a construção do concelho". O vice-presidente do município acrescenta ainda que foram comparticipadas despesas no montante de 164 404,70€, dinheiro este que foi gasto nas lojas do concelho”, sendo esta uma medida de dupla eficácia, pois fomenta o comércio local com o dever de as famílias apoiadas com este investimento terem de o aplicar em compras nas lojas do território concelhio. Tal como refere João Azadinho, “esta medida permite também que, neste momento, o Município tenha um registo com os dados das crianças dos 0 aos 3 anos residentes no concelho. Esta informação é importante, porque podemos prever as crianças que a partir dos 3 anos entram nos jardins-de-infância…. Para nós, autarcas, é muito importante a obtenção dessa informação, para podermos tomar decisões informadas e com conhecimento de causa”.
 
Participou nesta comemoração o grupo de violoncelo da Escola de Artes de Penacova, constituído também por algumas crianças que fazem parte das turmas de iniciação e de aprendizagem da referida escola. No final foi oferecido um lanche a todos os participantes.