DECO - Crianças seguras em tempo de férias - PENACOVA ACTUAL
PUB

ÚLTIMAS

Post Top Ad

22 de julho de 2016

DECO - Crianças seguras em tempo de férias

Com a chegada do Verão é necessário redobrar a atenção com os mais novos. Em tempo de férias as crianças passam mais tempo dentro de casa pelo que o risco de acidentes domésticos é maior.

Nunca é de mais relembrar alguns cuidados que contribuem para diminuir esse risco, afinal prevenir é o melhor remédio.
Na cozinha, não devemos guardar os objetos pontiagudos e cortantes em compartimentos de fácil acesso;

Os produtos de limpeza devem encontrar-se fora do alcance das crianças;

Os grãos de arroz, milho ou feijão deverão ser colocados em frascos de plástico e em locais mais altos;

Mantenha os aparelhos elétricos longe de água.

No quarto das crianças, aproveite para se ver livre daqueles brinquedos estragados com partes ponteagudas ou cortantes.

Os brinquedos devem cumprir os requisitos de segurança. Devemos certificar-nos de que possuem marcação CE e rotulagem em português. Nunca se esqueça de verificar a recomendação de idade ou o símbolo gráfico de aviso de idade para menores de 3 anos, se for esse o caso. Verifique se o brinquedo tem arestas cortantes que possam provocar ferimentos. Mantenha as crianças afastadas de tomadas, fios e aparelhos elétricos; Utilize protetores nas tomadas;
Na sala, caso tenha persianas ou cortinas com cordas tenha especial cuidado em enrrolar as mesmas evitando que as crinças mais pequenas corram o risco de estrangulamento ao brincar com estas;
Na casa de banho, não se deve esquecer de guardar lâminas, cosméticos e produtos desinfetantes em locais de dificil acesso.

Não deixe a chave da casa de banho na porta pois assim evita que as crianças se tranquem.

No exterior, deve cercar as piscinas domésticas com redes, colocar cobertura de lona e alarme evitando riscos de afogamento.

Não se esqueça da importância de manter as crianças protegidas dos efeitos nocivos do sol certificando-se de que estas não ficam expostas nas horas de maior calor.

Adquira um protetor solar indicado para crianças e com um bom indíce de proteção.

Mantenha as crianças hidratadas certificando-se de que estas ingerem líquidos com frequência.

Recordamos que a vigilância é a melhor forma de evitar acidentes, dentro e fora de casa, pelo que nunca deve deixar uma criança sozinha enquanto esta está a brincar.

Tânia Vieira 
Jurista da DECO Coimbra

Os leitores interessados em obter esclarecimentos relacionados com o Direito do Consumo, bem como apresentar eventuais problemas ou situações, podem recorrer à DECO, bastando, para isso, escreverem para DECO – Gabinete de Apoio ao Consumidor – Rua Padre Estêvão Cabral, 79-5º, Sala 504-3000-317 Coimbra