DESPORTO - Grande Prémio de ciclismo percorre Coimbra e Penacova



Amanhã, o ciclismo de estrada está de volta às ruas de Coimbra. Cerca de 100 atletas de 12 equipas vão percorrer 88 quilómetros entre os concelhos de Coimbra e Penacova, numa iniciativa que junta as duas autarquias e a Associação de Ciclismo da Beira Litoral (ACBL).

Com início agendado para as 11H30 na rua Infanta D. Maria (onde também termina a prova), este grande prémio integra o calendário nacional de juniores e funcionará também como um incentivo à prática da modalidade, que desde 2008 não recebe uma prova, como referiu Carlos Cidade. Aliás, segundo o vereador do desporto conimbricense, a autarquia tem criado vários incentivos para que os cidadãos usem cada vez mais a bicicleta.

Sérgio Aidos, vice-presidente da ACBL, destacou que a modalidade de estrada “é a que atrai mais espetadores”. Realçando que os ciclistas vão ter a oportunidade de passar por “paisagens bonitas”, Sérgio Aidos, lançou ainda o desafio para que a prova se realize “anualmente”.

Integrada nas festas de Coimbra e Penacova

Em tempo de festas do concelho (o feriado municipal celebra-se amanhã), Humberto Oliveira, edil de Penacova, disse, na apresentação da prova, que o ciclismo “tem uma importância grande” e que será uma “jornada de promoção da modalidade, de Coimbra e Penacova”.

Satisfeito pela realização da prova, cujo investimento total foi de 6.500 euros, Manuel Machado não esqueceu a importância de “retomar esta prática no Vale do Mondego”. Trata-se de uma prova “muito bonita”, onde se vai mostrar “o que há de bom”. A prova, que integra também as Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa, é um exemplo da colaboração entre autarquias e outras entidades.

Há um ano que a prova tinha sido “prometida”. Amanhã, as rodas das bicicletas percorrem as estradas e a promessa cumpre-se.

Rute Melo – Diário As Beiras

  etiquetas , , ,