HOMENAGEM - Luís Reis Torgal recebe medalha de mérito



Luís Reis Torgal, foi recentemente homenageado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), tendo-lhe sido atribuída a Medalha de Mérito.

Esta distinção decorreu durante o encontro Ciência 2016, no qual foram igualmente homenageados 11 investigadores portugueses que, tal como Luís Reis Torgal, se distinguiram pela sua actividade científica e intervenção cívica.

Nas palavras de Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, “a medalha de mérito do MCTES foi atribuída a 12 investigadores pelas elevadas qualidades profissionais e de cumprimento do dever, e sobretudo por se terem distinguido por um valioso e excecional contributo para o desenvolvimento da ciência ou da cultura científica em Portugal”.

Luís Reis Torgal, reside em Penacova (Figueira de Lorvão), com contribuições significativas para a investigação em história contemporânea, foi coordenador de investigação do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20) e foi diretor da Revista de História das Ideias e da Revista Estudos do Século XX. 

Publicou “A Universidade e o Estado Novo” (1999), “António José de Almeida e a República” (2004- 2005 Prémio de História Contemporânea da Academia Portuguesa da História), “Estados Novos, Estado Novo” (2009, Prémio Joaquim de Carvalho da Imprensa da Universidade de Coimbra), “O Cinema Sob o Olhar de Salazar” (2011), “Feriados em Portugal - Tempos de memória e de sociabilidade” (2013), “Marcello Caetano, Marcelismo e Estado Social” (2013) e mais recentemente “História, Que História?” (2015).

Esta notícia foi obtida através do blogue Penacova Online, do nosso colaborador David Almeida

  etiquetas , ,