DISTINÇÃO - APCC recebeu prémio por projeto de Voluntariado Europeu




A Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) foi distinguida nos Prémios Boas Práticas Erasmus + em Portugal, como exemplo na área do Voluntariado Europeu.

A distinção foi entregue hoje (21 de setembro), numa cerimónia realizada no Salão Medieval da Universidade do Minho, em Braga. A representar a APCC estiveram Antonino Silvestre (presidente da Direção), Teresa Paiva (membro da Direção) e Fernanda Maurício (coordenadora do Gabinete de Voluntariado).

O prémio, embora reconhecendo o trabalho que a Associação realiza há cerca de sete anos nesta área, diz respeito em particular ao projeto desenvolvido pelas voluntárias Johanna Lauffer (Alemanha), Magdalena Krainer (Áustria), Thais Villemagne (França) e Anna Alfano (Itália), entre fevereiro e julho de 2015.

Nesses seis meses, além de participarem na vida quotidiana da APCC – dando apoio nas mais variadas vertentes, tanto no Centro de Reabilitação, como na Quinta da Conraria ou nas unidades residenciais – dinamizaram uma série de atividades com as quais marcaram a diferença. E assim houve muita gastronomia internacional (com lanches e jantares interculturais), muito cinema (com o Ciclo de Cinema SVE), muita música (com festas animadas a sons europeus) mas sobretudo muita criatividade e energia.

Na APCC, o programa Erasmus + Juventude em Ação é desenvolvido no âmbito do projeto “Holding Hands With Other Abilities”, que trouxe já até à instituição mais de três dezenas de voluntários europeus entre os 17 e os 30 anos, de países como a Alemanha, Áustria, Bósnia-Herzegovina, Espanha, Estónia, França, Grécia, Hungria, Itália, Letónia, Lituânia ou Turquia.

A Johanna, a Magdalena, a Thais e a Anna terminaram o seu projeto no ano passado, mas, desde essa altura, a APCC já recebeu mais dois grupos de voluntários. Atualmente, a Carlotta Beoletto (Itália), a Katharina Bux (Alemanha), a Katharina Zvetolec (Áustria) e o Luca Rosania (Bélgica) são os jovens que estão a realizar um período de voluntariado na Associação.

Os Prémios Boas Práticas Erasmus + em Portugal foram criados pelas agências nacionais Erasmus+ Juventude em Ação e Erasmus+ Educação e Formação, com o objetivo de reconhecer publicamente a qualidade dos projetos Erasmus+ no nosso país

  etiquetas ,