DECO - Alimentação em Idade Sénior - PENACOVA ACTUAL
PUB

ÚLTIMAS

PUB

Post Top Ad

27 de outubro de 2016

DECO - Alimentação em Idade Sénior



Atualmente o paradigma de envelhecimento encontra-se em alteração, afastando-se da imagem de declínio e dependência. Envelhecer com autonomia, saúde, e independência é um desafio individual e coletivo.

Em 2006, Simões refere que envelhecimento ativo assenta “num conjunto de fatores que possibilitam ao indivíduo continuar a funcionar eficazmente, tanto ao nível físico como psicológico”. De acordo com o mesmo autor existem aspetos indispensáveis para envelhecer ativamente, nomeadamente a presença de bem- estar, baixo risco de doenças e o elevado funcionamento físico e psicológico.

A alimentação é fundamental para a nossa saúde e bem-estar, sendo um processo complexo que depende da acessibilidade aos alimentos, das escolhas, da preparação, da ingestão e da absorção, sendo certo que estas etapas podem ser influenciadas pelo processo de envelhecimento.

Um estudo realizado e publicado pela revista Teste Saúde em 2009 revelou que 76% dos portugueses inquiridos, entre os 65 e 79 anos faziam más opções alimentares, como excesso de café e chá em detrimento de água, presença de bebidas alcoólicas, preferência da carne em detrimento do peixe, vegetais e fruta, excesso de consumo de açúcar, além de diminuírem o número de refeições e de não tomaram o pequeno-almoço.

Por vezes devido à dificuldade de mastigação, os consumidores séniores adotam uma alimentação monótona e pouco variada. Assim, é fundamental privilegiar o consumo de sopa, possivelmente sob a forma de puré ou de creme, bem como de fruta. As leguminosas também são nutricionalmente muito ricas e podem ser facilmente esmagadas. Os cuidadores e os seniores autónomos devem, sempre que possível, devem procurar o equilíbrio alimentar. Tendo em conta estes factos, a DECO  - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor considera urgente reforçar a informação e a formação dos consumidores séniores. Assim, durante o mês de Outubro e Novembro desenvolvemos a Campanha “Sénior +Ativo: consumidor informado/ consumidor protegido ”, com o apoio do Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores, com vista a tornar os nossos seniores em consumidores informados, conscientes para que possam fazer escolhas de consumo confiantes e esclarecidas.

Na medida em que as velhices são múltiplas esclarecemos não só os consumidores com mais de 65 anos, mas também os cuidados informais com mais de 50 anos, sobre questões relacionadas com a alimentação, entre outros temas, nos workshops informativos sobre o envelhecimento ativo. Se estiver interessado em participar poderá contactar a Delegação Regional de Coimbra, que lhe dará todas as informações necessárias.

Melanie Magalhães - DECO Coimbra

Os leitores interessados em obter esclarecimentos relacionados com o Direito do Consumo, bem como apresentar eventuais problemas ou situações, podem recorrer à DECO, bastando, para isso, escreverem para DECO – Gabinete de Apoio ao Consumidor – Rua Padre Estêvão Cabral, 79-5º, Sala 504-3000-317 Coimbra.

Post Top Ad