GEMINAÇÃO - Penacova aprofunda laços com Cistierna - PENACOVA ACTUAL
PUB

ÚLTIMAS

PUB

Post Top Ad

24 de outubro de 2016

GEMINAÇÃO - Penacova aprofunda laços com Cistierna

O Município de Penacova recebeu este fim-de-semana uma representação da vila espanhola de Cistierna, localizada na Província de Léon. A cerimónia de receção a esta comitiva decorreu no sábado, nos Paços do Concelho, enquadrada no programa da participação do grupo nas Festas das Santas Rainhas Teresa e Sancha.


Humberto Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Penacova,  recordou “a ambição antiga de levar este município a aprofundar relações e a criar parcerias com outros povos, com os quais exista uma matriz comum”, adiantando que “com Cistierna existe um aspeto  identitário comum que é esta ligação histórica fortíssima à Santa Rainha Teresa, que passa também por Lorvão e pelo seu Mosteiro, mas também pela música, tão importante para os dois territórios”. Neste sentido, como confirmou Humberto Oliveira, esta iniciativa integra-se no objetivo de divulgar e ampliar o património histórico que existe no território deste município.



Nicanor Sen Vélez, Alcalde de Cistierna, salientou a amizade com Penacova, iniciada em maio último, aquando da visita de uma delegação penacovense com o objetivo de participar nas Festas do Patrono San Guillermo. O Presidente da Câmara espanhola afirmou o desejo de vir a formalizar esta relação de amizade, pois acredita haver ligações muito fortes assentes na Santa Rainha Teresa, “uma das mais queridas rainhas leonesas”, adiantando ainda que esse é um desejo unânime de todo o seu executivo. Por seu lado, o Presidente da Junta de Freguesia de Lorvão, Rui Batista, destacou também a importância histórica das Festas que assinalam os 301 anos da transladação das Santas Rainhas, e que contam com a participação da Banda de Música de Cistierna, da Filarmónica Boa Vontade Lorvanense e do Grupo Etnográfico de Lorvão.

A Cerimónia de Receção contou a presença de uma vasta comitiva de Cistierna, composta por elementos do executivo autárquico, historiadores e elementos de associações leonesas.  Estiveram também representadas a Associação Pró-defesa do Mosteiro de Lorvão e outras associações locais.

O programa da visita ao Concelho de Penacova esteve muito centrado no Mosteiro de Lorvão, no entanto a comitiva espanhola teve oportunidade de visitar a Vila de Penacova e os Moinhos da Atalhada. O Município proporcionou ainda a degustação de um menu composto por pratos típicos da região e doçaria conventual. 

Post Top Ad