AMBIENTE - Semana Europeia da Prevenção de Resíduos com várias atividades em Penacova



O Município de Penacova em colaboração com a Escola Básica de Penacova (EB1), participou ativamente na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos que decorreu até ao passado dia 27 de novembro.
No âmbito deste evento, decorreram várias ações de sensibilização, pesagem e separação dos resíduos de embalagens, e também de desperdícios alimentares. Para além da vertente pedagógica, esta ação pretendeu, igualmente, ter uma componente científica, ligando-se às atividades curriculares da EB1 de Penacova. Uma das ações, por exemplo, levou os alunos a identificar as quantidades de embalagens descartadas na Escola, acrescentando-lhes saber e ao mesmo tempo, passar uma mensagem de consciencialização ambiental de grande importância. Este objetivo, levou à participação ativa dos alunos, levando-os a fazer a quantificação, pesagem e separação das embalagens, uma atividade inovadora com bastante significado pedagógico.


A iniciativa abrangeu também temas como a compostagem, tendo para tal sido realizada uma conversão dos resíduos biodegradáveis (cascas de fruta e vegetais; folhas; papel de cozinha) em fertilizante natural (composto) através da instalação de um compostor na Escola EB1 Penacova. Para assinalar o momento, foi plantada uma árvore ao lado do compostor, fomentando assim, a ligação dos alunos à natureza.

Durante o dia foram elaboradas outras experiências pedagógicas, como a decomposição de cascas de maçã e papel húmido na terra, com o objetivo de se assistir, ao longo do tempo à “reciclagem natural” da matéria biodegradável. Em oposição, os alunos irão, ao longo do tempo, aperceber-se que o plástico não é decomposto pela terra, permanecendo muito tempo sem sofrer qualquer alteração visível.

A Câmara Municipal de Penacova mostra assim, uma vez mais, o seu empenho em contribuir para a ligação do ensino à formação ambiental, promovendo as boas práticas nas Escolas, através da separação dos resíduos e prevenção de desperdícios alimentares. Estas atividades e outras similares irão decorrer em todo o concelho penacovense em 2017 e 2018.

A organização da Semana Europeia de Resíduos em Penacova tem o apoio do POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

  etiquetas , ,