CIÊNCIA VIVA - Maior “super” Lua cheia em 68 anos - PENACOVA ACTUAL
PUB

ÚLTIMAS

PUB

Post Top Ad

12 de novembro de 2016

CIÊNCIA VIVA - Maior “super” Lua cheia em 68 anos


Na próxima segunda-feira, 14 de novembro de 2016, ocorre uma Lua cheia quase em simultâneo com o mais próximo perigeu (ponto de maior aproximação à Terra) em 68 anos. Esta “super” Lua cheia irá proporcionar um efeito visual extraordinário.
No dia 14 de novembro a Lua estará a uma distância de 356 509 km da Terra, cerca de 50 mil km mais próxima do que no apogeu (ponto de maior afastamento da Terra). Por isso, na noite de 14 para 15 de novembro, a Lua estará cerca de 15% mais brilhante do que numa lua cheia típica, e 30% mais brilhante do que numa lua cheia que ocorre no apogeu.
A melhor altura para a sua observação será logo após o nascer da Lua quando esta se encontra próxima do horizonte.
A última vez que a humanidade viu a Lua tão perto de nós foi em 26 de janeiro de 1948, e não teremos a oportunidade de a voltar a ver tão perto até 25 de Novembro de 2034.

Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva
Legenda da foto: A Lua cheia em cima foi fotografada na altura do apogeu (ponto de maior afastamento da Terra), enquanto a de baixo, uma “super” Lua cheia, foi fotografada no perigeu (ponto de maior aproximação à Terra). Crédito: Robert J. Vanderbei.

Post Top Ad