ENSINO PROFISSIONAL - Escola Profissional Beira Aguieira promove visita de estudo à MAHLE


No dia 3 de novembro de 2016, os formandos dos Cursos Técnico de Gestão do Ambiente/Técnico Auxiliar de Saúde e Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (2014/2017) do 3º Ano, da Escola Profissional Beira Aguieira – EBA, realizaram uma Visita de Estudo à MAHLE – Componentes de Motores S.A. em Murtede, no âmbito do módulo “Equilíbrio de Oxidação-Redução” da disciplina de Física e Química e no módulo de “Resíduos” da disciplina de Projetos em Ambiente.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer uma empresa com a mais alta tecnologia no fabrico de anéis de pistão para diversas marcas do mundo automóvel. Pretendeu-se visualizar o processo de revestimentos de segmentos com crómio duro, crómio cerâmico, molibdénio, endurecimento superficial, como a nitretação gasosa através de tratamento termoquímico e com a aplicação da camada de nitrato de crómio, por forma à obtenção de qualidade, durabilidade e resistência dos materiais. 

 No armazém de resíduos puderam visualizar os diferentes tipos de resíduos produzidos na fábrica, o seu armazenamento e os possíveis encaminhamentos para o seu tratamento.


Os alunos conheceram também os laboratórios onde se efetuam as diversas análises, permitindo uma melhor consolidação de conhecimentos teóricos relativos à eletroquímica.

  etiquetas , ,