AUTÁRQUICAS - Comandante Simões quer garantir “novo rumo” a Penacova



«Candidato-me com o coração cheio de esperança de que serei um protagonista de um novo tempo para Penacova». Palavras de António Simões, comandante dos Bombeiros Voluntários de Penacova e candidato do PSD à presidência da autarquia. A apresentação está marcada para sábado, num jantar marcado para a Quinta da Nora, em Miro.

Independente, António Simões mantêm-se sem qualquer filiação partidária e acredita ter a «motivação necessária» e a «capacidade de liderança exigida» para «dar um novo rumo a Penacova». Factores a que junta a «disponibilidade» que actualmente possui e também o sentimento de que «posso dar ainda mais ao meu concelho». Um concelho que, assume, conhecer profundamente. «Conheço todos os recantos, todas as aldeias, as ruas» e «todos os dias tomo decisões, algumas difíceis», adianta o comandante, fazendo notar que essa experiência lhe garante «uma sensibilidade acrescida» que também teve o seu “peso” na decisão de «aceitar este desafio».

Com 60 anos, António Simões é professor de formação. Começou a dar aulas no vizinho concelho de Poiares e, em Penacova, assumiu, durante 25 anos, funções como delegado escolar e esteve sete anos na antiga Direcção Regional de Educação do Centro. Entrou para os Bombeiros em 1985 e desde 1996 exerce as funções do comandante dos Voluntários de Penacova. Uma paixão que todos lhe reconhecem e que nos últimos seis anos assumiu uma envolvência mais alargada, com a presidência da Federação dos Bombeiros do Distrito de Coimbra.

Convidado sucessivamente, ao longo dos últimos anos, pelo menos quatro vezes, quer pelo Partido Socialista, quer pelo Partido Social Democrata, para assumir uma candidatura à Câmara de Penacova, António Simões decidiu-se agora. «Não resisti», confessa, salientando que foram muitos os «incentivos para avançar». «A liberdade e a democracia, permitem-nos exercer os nossos direitos cívicos», diz, assumindo toda a «convicção pessoal» neste projecto. «Candidato-me pelas pessoas, pelas famílias, pelas escolas, pelas instituições e pelas associações. Candidato-me pelo futuro do meu concelho», remata.

O candidato do PSD à Câmara de Penacova também já conhece bem a “casa”, não apenas como bombeiro, mas também como autarca, uma vez que foi vereador há cerca de 15 anos, a tempo parcial, responsável pelo pelouro da Educação e Acção Social, num dos mandatos de Maurício Teixeira Marques. Agora prepara-se para disputar a cadeira da presidência. «Sem qualquer arrogância», acredita ter «condições para ganhar». Mas «eleições, são eleições...», ressalva, sem esconder «a paixão» que o move e a «magia» que este desafio transporta. As funções de comandante dos bombeiros «não são incompatíveis com as de presidente da Câmara», conclui António Simões.

Manuela Ventura – Diário de Coimbra

  etiquetas , ,