DECO - Neste Natal ofereça brinquedos seguros! - PENACOVA ACTUAL
PUB

ÚLTIMAS

Post Top Ad

14 de dezembro de 2016

DECO - Neste Natal ofereça brinquedos seguros!

O Natal aproxima-se e a compra de brinquedos aumenta substancialmente. Para que tudo corra pelo melhor e tenhamos festas felizes e seguras com os mais pequenos deixamos alguns conselhos a considerar na hora de comprar. 



A época natalícia para a maior parte da população é vista como uma época de oferecer presentes. Para as crianças prendas significam brinquedos. 



Ora, para evitar acidentes, aconselhamos que tenha cuidado na sua escolha, devendo optar por produtos adequados à idade e ao desenvolvimento da criança. 


Antes de comprar, deverá ler os avisos e as instruções. Na sua ausência ou se não estiverem em língua portuguesa, deverá procurar outro brinquedo. 

Na loja, passe a mão pelas arestas, pontas e bordos. Se o brinquedo for para um menor de 3 anos, verifique se existem peças pequenas que se soltem ou arranquem facilmente (por exemplo, rodas, olhos ou pelos). 

Nos bonecos com costuras, certifique-se de que estão bem cosidos e a criança não tem acesso ao enchimento. 

Evite brinquedos com cordas ou fios compridos, sobretudo quando se destinam aos mais novos, pois o risco de se enrolarem à volta do pescoço é elevado, podendo mesmo sufocar. 

Se constar algum aviso de segurança num determinado brinquedo, por algum motivo ele existe. Não o ignore, pois poderá fazer toda a diferença caso haja algum problema. 

Nos brinquedos que impliquem montagem, é muito importante que não o faça sem consultar as instruções, visto que um brinquedo mal apetrechado poderá dar azo a acidentes. 

Se oferecer um brinquedo a uma criança que padeça de alergia saiba que um peluche não será uma boa ideia, dada a possível acumulação de pó e ácaros. 

Depois de desembrulhado o presente, desfrute com os mais pequenos, oferecendo momentos de pura brincadeira em total segurança. 

Em caso de dúvida ou conflito não hesite em conctatar-nos. 

Tânia Santana - Jurista 

DECO Coimbra

Os leitores interessados em obter esclarecimentos relacionados com o Direito do Consumo, bem como apresentar eventuais problemas ou situações, podem recorrer ao Gabinete de Apoio ao Consumidor da DECO, bastando, para isso, escreverem para a DECO – Rua Padre Estêvão Cabral, 79-5º, Sala 504-3000-317 Coimbra.