DECO - Poupar em época natalícia!


O Natal chegou! Os shoppings lotados, lojas abarrotadas, promoções e publicidade que estimulam comportamentos de consumo.

As crianças desde cedo são estimuladas a terem sonhos e a escreverem cartinhas ao Pai Natal, contudo são sonhos carregados de pedidos materiais, que levam, por vezes, os pais ao desespero.  

A publicidade dirigida quer a crianças, quer a adultos aumenta com o objetivo de promover a compra, difundindo o consumismo e conduzindo até ao endividamento excessivo das famílias, o que pode levar muitos adultos a trocar a felicidade que a época supõe por sentimentos de tristeza e desespero.

Estudos recentes indicam que os consumidores irão realizar, em estimativa, gastos superiores a 350€, nomeadamente na compra de presentes, decoração, alimentação e eventos sociais (festas ou jantares de amigos). Assim, é importante ter em conta algumas dicas que o vão ajudar a poupar:

  • Realizar compras com tranquilidade, sem pressas, comparando preços;
  • Não deixar as compras para a última da hora, evitando as compras por impulso;
  • Distribuir responsabilidades gastronómicas, repartindo não só tarefas como também despesas;
  • Preferir produtos de “marca branca”;
  • Utilizar vales e cartões de desconto;
  • Elaborar uma lista de compras de modo a adquirir apenas o essencial;
  • Pensar nas quantidades que são necessárias, de forma a não comprar em exagero, evitando o desperdício alimentar;
  • Elaborar um orçamento natalício, para além do realizado mensalmente, de forma a contemplar o planeamento dos gastos a efetuar nesta altura do ano.

E ainda, seja criativo e elabore os seus próprios presentes de natal. Se o seu educando frequenta o 1.º ciclo de uma escola DECOJovem poderá, ainda, desafiá-lo a participar no Desafio Natal Sem Resíduos promovido pela DECOJovem, que pretende sensibilizar os jovens consumidores para a redução e prevenção do uso de embalagens, através da reutilização de produtos, durante a época natalícia. Poderá consultar o desafio em www.decojovem.pt

Melanie Magalhães - DECO Coimbra

Os leitores interessados em obter esclarecimentos relacionados com o Direito do Consumo, bem como apresentar eventuais problemas ou situações, podem recorrer à DECO, bastando, para isso, escreverem para DECO – Gabinete de Apoio ao Consumidor – Rua Padre Estêvão Cabral, 79-5º, Sala 504-3000-317 Coimbra.

  etiquetas , ,