DECO - Réveillon saudável é possível - PENACOVA ACTUAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

28 de dezembro de 2016

DECO - Réveillon saudável é possível


O Réveillon é considerado como um período em que a dieta se altera. É normal consumir calorias extras e cometer alguns excessos. Ouvimos dizer que os alimentos mais calóricos deveriam ser deixados para dias de festa.

Então posso ter um Réveillon saudável?

De modo a não tirar o gostinho às festas, e tendo em conta o Programa Nacional Promoção de uma Alimentação Saudável da DGS, deixamos alguns conselhos:

  • Inicie as suas refeições com uma sopa de hortícolas. Desta forma ficará mais saciado e não consumirá quantidades exageradas de outros alimentos;
  • Acompanhe as refeições com hortícolas cozidos ou salada. Tempere com um fio de azeite e ervas aromáticas;
  • Em detrimento dos aperitivos salgados e fritos, opte por colocar na mesa frutos secos, de preferência sem adição de sal ou açúcares.
  • Os frutos secos como figo, passas e alperces secos, podem ser uma alternativa às bolachas e bolos que coloca na mesa como aperitivos.
  • Prefira confecionar as típicas refeições de Natal de forma mais saudável. Adicione menos gordura e sal, utilize o azeite como gordura de eleição para cozinhar e utilize ervas aromáticas e especiarias para temperar. Opte pelas confeções mais saudáveis, como por exemplo cozidos, cozidos a vapor, estufados simples e grelhados;
  • Elabore sobremesas saudáveis como por exemplo uma salada de frutas frescas;
  • Modere o consumo de bebidas alcoólicas e mantenha-se hidratado bebendo água ou chás;
  • Pratique atividade física (ex. faça caminhadas com a sua família);
  • Na confeção de doces reduza as quantidades de açúcar das receitas, utilizando outras alternativas para dar sabor a doces e bolos, como por exemplo canela e fruta;
  • Se fizer fritos, escorra-os bem para retirar a gordura, utilize papel absorvente. Evite a reutilização excessiva de óleos.
Em dias de compras e festejos não se esqueça de beber água e de se alimentar de 3 em 3 horas, uma peça de fruta e uma garrafa de água dão sempre jeito na carteira.

E nas compras poderei ter alguns cuidados?

Ao realizar as compras poderá ter alguns cuidados. Assim, aconselhamos a realizar as compras atempadamente, com tranquilidade, sem pressas, comparando preços. Poderá, ainda, preferir produtos de “marca branca”, utilizar vales e cartões de desconto, elaborar uma lista de compras de modo a adquirir apenas o essência, pensar nas quantidades que são necessárias, de forma a não comprar em exagero, evitando o desperdício alimentar e elaborar um orçamento especial para esta época, para além do realizado mensalmente, de forma a contemplar o planeamento dos gastos a efetuar nesta altura do ano.

Todos sabemos que comer é um modo de comemorar. No entanto vamos sair de 2016 bem connosco e com ânimo para em 2017 continuar uma alimentação variada e equilibrada. 

Melanie Magalhães - DECO Coimbra

Os leitores interessados em obter esclarecimentos relacionados com o Direito do Consumo, bem como apresentar eventuais problemas ou situações, podem recorrer à DECO, bastando, para isso, escreverem para DECO – Gabinete de Apoio ao Consumidor – Rua Padre Estêvão Cabral, 79-5º, Sala 504-3000-317 Coimbra.