AMBIENTE - “Verdes” questionam Governo sobre posto de combustíveis - PENACOVA ACTUAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

17 de janeiro de 2017

AMBIENTE - “Verdes” questionam Governo sobre posto de combustíveis


O deputado José Luís Ferreira, de “Os Verdes”, questionou o Governo, através do Ministério da Economia, sobre a entrada em funcionamento de um posto de abastecimento de combustíveis, em Penacova, junto à EN235, a «cerca de 100 metros do Largo Dona Amélia». Trata-se, afirma o deputado, na questão feita à Assembleia da República, de «uma área de risco de deslizamentos, que poderá colocar em causa não só o ambiente, mas também a segurança e integridade das pessoas».

O deputado recorda o «deslizamento de terras», «fissuras e estragos na via», verificados em 2001, «devido às fortes chuvadas» e, em Março de 2013, um segundo acidente, «de maiores dimensões, abrangendo uma vasta área limítrofe ao posto de abastecimento de combustíveis, de onde resultaram prejuízos consideráveis». Lembra ainda que a EN235 chegou a estar «totalmente cortada ao trânsito».

Considerando que esta é uma zona de comprovado «risco geomorfológico», o deputado considera «incompreensível» o licenciamento de um posto de combustíveis e quer saber se o Ministério da Economia emitiu essa licença e «que medidas irão ser tomadas para evitar que se verifique um novo acidente grave».