DESPORTO - CAD/UPC Chelo assume a liderança isolada do Nacional da II Divisão - PENACOVA ACTUAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

9 de janeiro de 2017

DESPORTO - CAD/UPC Chelo assume a liderança isolada do Nacional da II Divisão


A contar para a 11.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão, o CAD/UPC Chelo, líder da sua série, deslocou-se a Ílhavo para defrontar a equipa local, 5.ª classificada.
Desde cedo se percebeu que a equipa de laranja iria tentar resolver o jogo o mais rápido possível, tal a pressão defensiva exercida sobre o Illiabum. Ofensivamente, a velocidade nas transições defesa/ataque da base Oyanaisy Gelis e o poder físico das duas postes Jurgita Paulauskaite e Leidy Ferreira ditaram a diferença pontual no final do 1.º período (5-14).
No 2.º período, a equipa da casa alterou a defesa hxh para defesa zona 2x3 na tentativa de diminuir a eficácia ofensiva da equipa visitante. No entanto, a formação do CAD/UPC Chelo adaptou-se às mudanças com alguma facilidade aumentando a diferença pontual para 24 pontos (11-34). De registar que ao intervalo todas as atletas às ordens do técnico Nuno Rebelo já tinham dado o seu contributo dentro de campo.
Após o intervalo, assiste-se a uma boa resposta do Illiabum, que melhorou bastante a sua eficácia ofensiva, marcando mais pontos (16) neste quarto do que em toda a 1.ª parte (11). O verdadeiro problema da equipa de Ílhavo foi ter um opositor bastante personalizado, com excelentes executantes e com um enorme sentido coletivo, que lhe permitiu, de uma forma natural, responder com 23 pontos marcados. No final do 3.º período, a diferença no marcador avolumou-se para 31 pontos (27-58).
No último período, o CAD/UPC Chelo alterou o seu sistema defensivo, apresentando uma defesa "press" 1x2x2 todo o campo. Esse sistema permitiu vários roubos de bola ou lançamentos precipitados, proporcionando eficazes contra ataques, que dilataram a diferença pontual para 40 pontos. O resultado final, de 42 - 82 a favor do CAD/UPC Chelo, acabou por premiar a grande qualidade do jogo realizado pela equipa visitante.
Destaque individual, na equipa do CAD/UPC Chelo, para Leidy Ferreira (36 pontos e 22 ressaltos), Jurgita Paulauskaite (14 pontos e 8 ressaltos) e Oyanaisy Gelis (9 pontos e 6 assistências). Na formação do Illiabum, esteve em evidência Mariana Fernandes (16 pontos e 9 ressaltos).
Com esta vitória, a formação do CAD/UPC Chelo segue invicta no 1.º lugar, apesar de ter menos um jogo, recebendo no próximo sábado, no Pavilhão de Chelo, o Sangalhos.