LORVÃO - Mosteiro acolheu primeiro "Serão no Feminino"


Tiveram início na última sexta-feira os Serões no Mosteiro de Lorvão no Feminino. Esta iniciativa da Paróquia de Lorvão e do Município de Penacova vai decorrer na última sexta-feira de cada mês até maio. 

O primeiro serão, alusivo ao tema “A Mulher na Família” iniciou-se com a apresentação oficial do filme promocional do Mosteiro de Lorvão. Seguiu-se um momento musical como o Coro Essence Voices, orientada pela maestrina Carla Pais, acompanhado pelo organista João Henriques, que reviveu a Kalenda de Santa Teresa. Uma peça musical, com influência da ópera italiana, de autor desconhecido, encontrada no Mosteiro. 

Trata-se de uma oração cantada em latim, que fazia o anúncio da festa de Santa Teresa. A noite terminou com uma conversa em família, moderada pelo Padre Nuno Fileno, que contou com a presença de Margarida Miranda, professora na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, mãe de cinco filhos. Margarida Miranda exortou o papel da Mulher na família, numa altura onde existe uma grande precariedade de valores, para além da laboral.

A temática destes serões vai ao encontro da nova exortação apostólica do Papa Francisco – Alegria do Amor-, que condena todas as formas de discriminação e violência sobre as mulheres e destaca o seu papel nas várias vertentes. De acordo com o Papa Francisco “a igreja é uma mulher, não é “o” Igreja, é a esposa de Jesus Cristo… não existe igreja sem esta dimensão feminina, porque ela mesma é feminina”.

O próximo serão, que terá como tema “A Mulher na Política e no Trabalho” vai realizar-se a 24 de Fevereiro e conta com a participação de Zita Seabra.


Crédito da foto: Vítor Carlos da Silva Pereira




  etiquetas , ,