REGIÃO - CIM apresenta Programa CoopJovem



A CIM RC, em colaboração com a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), promoveu a apresentação do Programa CoopJovem aos municípios que constituem esta comunidade intermunicipal.

Destina-se a jovens que pretendam concretizar uma ideia de negócio através da constituição de uma nova cooperativa, que integre no mínimo três e no máximo nove cooperadores, ou que pretendam criar uma nova secção em cooperativas agrícolas já existentes, que tenha até dez trabalhadores.

Os jovens devem preencher a condição NEET (não trabalham, não estudam e não se encontram em formação), ter idade compreendida entre os 18 e os 29 anos; com habilitações literárias mínimas (9.º ano de escolaridade) ou formação equivalente e residência em Portugal continental.

As equipas promotoras de projetos cooperativos podem integrar outros elementos que não satisfaçam os requisitos de idade, habilitações literárias e condição de NEET, desde que a equipa seja maioritariamente composta por jovens NEET.

O Programa, com um financiamento de 15 milhões de euros, prevê apoiar 2700 jovens com bolsas, apoio técnico e apoio financeiro.

Os apoios disponibilizados pelo programa, incluem, a Bolsa CoopJovem, apoio técnico, linha de crédito bonificada Microinvest (financiamento máximo de 20.000€) e apoio financeiro à criação e instalação da cooperativa, não reembolsável, até 15.000€.

A segunda fase de candidaturas decorre até 28 de fevereiro.

Para aceder ao Programa, os jovens devem submeter candidatura através de formulário disponibilizado no site da CASES (http://www.cases.pt).

A medida COOPJOVEM constitui-se como uma das medidas do Plano Nacional de Implementação de uma Garantia para a Juventude.

No final da sessão ficaram agendadas várias sessões para apresentação do programa aos jovens, a realizar nos municípios da CIM Região de Coimbra, na qual se inclui o de Penacova.


  etiquetas , ,