EMPREENDEDORISMO - Penacova recebe sessão de esclarecimento do programa COOPJOVEM


O auditório das piscinas municipais de Penacova recebe no próximo dia 16 de fevereiro (5ª feira), uma sessão de esclarecimento acerca do COOPJOVEM.

Este programa é gerido pela CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social e é um apoio ao empreendedorismo cooperativo, destinado a apoiar jovens no desenvolvimento de uma ideia de negócio, facilitando a criação do próprio.

São potenciais beneficiários os jovens NEET (jovens que não trabalham, não estudam e não se encontram em formação), com idades compreendida entre os 18 e os 29 anos, no mínimo com o 9.º ano de escolaridade concluído e residentes em Portugal Continental.

As equipas promotoras dos projetos cooperativos podem integrar outros elementos que não satisfaçam os requisitos de idade, habilitações literárias e condição de NEET, desde que a equipa seja maioritariamente composta por jovens NEET.

Que apoios são concedidos pelo COOPJOVEM?
  • Bolsa COOPJOVEM - a bolsa destina-se a apoiar os jovens durante o desenvolvimento do projeto. É concedida por um período até seis meses e são atribuídas no máximo nove bolsas por projeto.
  • Apoio técnico - o apoio técnico consiste em sessões de mentoria, formação em diferentes áreas temáticas e acompanhamento no desenvolvimento da ideia de negócio e construção do projeto.
  • Linha de crédito MICROINVEST -  linha de crédito bonificada e garantida, destinada a apoiar a concretização de projetos, com um limite de financiamento máximo de 20.000€.
  • Apoio à criação e instalação da cooperativa -  apoio financeiro, não reembolsável, para a criação e instalação da cooperativa, até 15.000€. Este montante tem como objetivo apoiar a implementação dos projetos que sejam económica e financeiramente viáveis.
Mais informações acerca do programa, podem ser obtidas em www.cases.pt/programas/coopjovem/



  etiquetas , ,