INICIATIVA - Bombeiros de Penacova juntam campeões do mundo em desencarceramento



Os campeões do mundo em desencarceramento – Ricardo Couto, Fernando Mafra, Miguel Duarte, Diogo Lourenço, Rui Mexia, Rui Oliveira e Vítor Gomes – vão estar sábado em Penacova. Estes profissionais vão participar no workshop sobre “Abordagem ao acidente rodoviário grave” que se integra nas comemorações dos 87 anos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penacova. Um programa que arrancou a 15 de fevereiro e se vai prolongar até outubro com um conjunto alargado de iniciativas.

À escolha do tema para este workshop não é alheio o facto de os Bombeiros de Penacova estarem num dos itinerários principais (IP3) com maior sinistralidade. "Essa é, sem dúvida, uma motivação para apostarmos neste tipo de formação, que vai integrar 40 participantes, 12 deles da corporação de Penacova, mas que é aberto a todos os bombeiros da região e do país”, explicou António Simões. Para o comandante dos Voluntários de Penacova, é importante que os bombeiros que são os primeiros a chegar ao local do acidente – pelo menos com intervenção direta – possam ter consciência do que é importante preservar no local para o sucesso da investigação.

Mas não só. “Também é importante estarmos por dentro das alterações ao nível da própria indústria automóvel pois um equipamento que cortava um carro há meia dúzia de anos, pode já não estar atualizado para as viaturas modernas”, sublinhou.

Neste encontro serão abordados temas como a preservação de provas, a cargo do Núcleo de Investigação de Acidentes de Viação da GNR, e bancas práticas sobre técnicas de desencarceramento. Este workshop visa dotar os formandos de conhecimentos técnicos que lhes potenciem uma nova abordagem em caso de acidente rodoviário grave.

Ações para as escolas

Com um corpo de bombeiros constituído por 120 operacionais, a corporação de Penacova tem um plano anual de atividades que visa ajudar as populações a mudarem as mentalidades quanto à segurança e à prevenção. “Contrariamente ao que se pensa, os acidentes não acontecem só aos outros”, alerta António Simões, reconhecendo que a realização de ações nas escolas são uma constante porque “entendemos que a escola é o espaço privilegiado para refletir, pensar e sobretudo agir em termos de prevenção e preparação”.

Programa até outubro

O passeio todo-o-terreno – “Caminhos de Liberdade por Trilhos de Penacova II”, no dia 30 de abril, o dia dedicado às mães, o festival de fanfarras, em data ainda a confirmar, a cerimónia de promoções e condecorações, no dia 9 de julho, e o convívio de pesca desportiva, em 29 de outubro, são outros acontecimentos que marcam a atividade extra operacional dos Bombeiros de Penacova no âmbito do aniversário.



Eduarda Macário – Diário As Beiras



  etiquetas ,