BEIRA AGUIEIRA - Alunos visitam Altice Labs e a universidade de Aveiro - PENACOVA ACTUAL
PUB

ÚLTIMAS

Post Top Ad

9 de março de 2017

BEIRA AGUIEIRA - Alunos visitam Altice Labs e a universidade de Aveiro

Os formandos do curso de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos do 1º, 2º e 3º ano realizaram, no passado dia 6 de março, uma visita à empresa Altice Labs, sediada em Aveiro.


Durante a visita os formandos puderam assistir a uma apresentação sobre a evolução histórica da empresa efetuada pelo docente Arnaldo Santos. A título de curiosidade, foi nesta empresa que foi desenvolvido o primeiro sistema de carregamento de telemóveis (pré-pagos) a nível mundial para a TMN (Mimo).

A Altice Labs é hoje uma empresa de referência, a nível mundial, na área tecnológica. A aposta continua a ser na inovação (I&D) e nos serviços do futuro: IOT( Internet of Things), Redes de Alta Velocidade, Sistemas Inteligentes, Serviços na Nuvem, Smart TV, Redes 5G, e muito mais…

Seguiu-se uma visita guiada às instalações, onde os formandos puderam conhecer diversos laboratórios onde são desenvolvidas e testadas soluções de hardware e software o que permitiu um enriquecimento do seu know-how em termos da componente técnica do curso.

Nesse mesmo dia, mas nas instalações da universidade de Aveiro, os formandos e professores do Curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos do 1º, 2º, e 3º ano da Escola Beira Aguieira, assistiram a uma apresentação, dinamizada pela docente Catarina Clemente, sobre os cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTSPs) ministrados na Universidade de Aveiro. No final os formandos puderam esclarecer dúvidas e colocar questões.


Já no departamento de eletrónica, telecomunicações e informática, o professor Nuno Lau apresentou os robots da “Cambada” (equipa de Futebol Robótico da Universidade de Aveiro que compete ao nível nacional e internacional. Foi campeã mundial em 2008, sendo que nestes últimos anos a equipa tem ficado nos 3 primeiros lugares na competição mundial). Explicou ainda o modo de funcionamento do “robot jogador”, as tecnologias usadas, para o reconhecimento do espaço e dos objetos pelos robots, bem como os algoritmos usados que permitem simular comportamentos humanos nas máquinas.

O nosso agradecimento à Universidade de Aveiro, em especial à Dra. Sónia Nunes, Dra. Carla Fardilha, Dra. Catarina Clemente e ao Professor Nuno Lau e a toda a equipa da Altice Labs, em especial à Dra. Sara Ferreira, Dra Gabriela Moura e ao Eng. Arnaldo Santos que guiaram os alunos nesta visita.