DECO - Use a água de forma responsável e não deixe o seu dinheiro ir por água abaixo! - PENACOVA ACTUAL
PUB

ÚLTIMAS

PUB

Post Top Ad

24 de março de 2017

DECO - Use a água de forma responsável e não deixe o seu dinheiro ir por água abaixo!

De acordo com um estudo da DECO (2016), verificámos que entre municípios vizinhos há mais de 200€ de diferença no custo de abastecimento da água.



No dia 22 de março celebrou-se o Dia Mundial da Água, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), destinado a promover a reflexão sobre diversos temas relacionados com este bem natural, produzindo, assim, a Declaração Universal dos Direitos da Água. A premência do tema deve-se ao facto de apesar de 70% da superfície da terra ser coberta por água, apenas cerca de 0.008% do total da água do nosso planeta é potável.

Em Portugal, por dia cada português consome em média 204 litros de água potável, sendo que uma grande parte é desperdiçada. Acontece que elevadas perdas de água na rede pública têm um impacto na eficiência das entidades gestoras e no aumento de custos, que se refletem no tarifário de abastecimento de água dos utilizadores. Contudo, o valor a pagar pela água é muito diferente de município para município, pois depende de vários fatores, nomeadamente condicionalismos naturais, e consequentemente técnicos, assim como da distribuição geográfica da população a servir. Por regra, as faturas dos serviços de águas e resíduos incluem as tarifas de cada um dos serviços e as taxas de recursos hídricos (TRH) e de gestão de resíduos (TGR) associadas aos mesmos, assim como o IVA. Todavia, na maior parte dos municípios os tarifários desses serviços incluem uma componente ou tarifa fixa (independente dos consumos efetuados, sendo devida desde que o serviço se encontre contratualizado) e uma componente ou tarifa variável (associada ao volume de água consumida de resíduos urbanos produzidos e de águas residuais). Podem, ainda, ser faturadas tarifas relativas a outros serviços prestados pela entidade gestora, como, por exemplo, a suspensão e reinício da ligação do serviço a pedido do utilizador ou por atraso no pagamento das faturas.

A ERSAR emitiu uma recomendação aconselhando uma uniformização das estruturas tarifárias dos serviços de águas e resíduos, cuja aplicação é de cariz voluntário, não sendo ainda seguida por todas as entidades gestoras. Assim, são inúmeras as indicações, consumos, taxas e tarifas que pesam nas faturas de água e a existência de várias entidades gestoras no setor a nível nacional não facilitam a tarefa ao consumidor. O que acontece é que a desarmonização das tarifas de água praticadas por cada empresa fornecedora leva a uma grande disparidade de preços com diferentes formas de cálculo.

Como é compreensível o preço da fatura da água a pagar é diretamente proporcional ao consumo. Neste sentido, para uma redução do consumo e desperdício de água, de modo a poupar na carteira e no ambiente, a DECO aconselha a: reduzir um a dois minutos do tempo do banho diário, três a seis litros de água serão economizados; reutilizar a água em diversas situações; instalar dispositivos de redução de caudal; manter a canalização doméstica em bom estado, de modo a evitar ruturas ou torneiras a pingar; fechar sempre bem as torneiras (uma torneira a pingar pode gastar cerca de 25 litros de água por dia); fazer uma leitura regular do contador e da fatura da água para controlar os seus gastos; instalar autoclismos com dispositivo de dupla descarga; utilizar a máquina de lavar roupa e loiça com carga completa, evitando o desperdício de água e de energia, entre outros conselhos que poderá conhecer nas nossas sessões informativas a dinamizar durante a semana de 19 a24 de Abril.

Melanie Magalhães
Gabinete de Projetos e Inovação
DECO Coimbra

Os leitores interessados em obter esclarecimentos relacionados com o Direito do Consumo, bem como apresentar eventuais problemas ou situações, podem recorrer ao Consultório do Consumidor do Diário de Coimbra/DECO, bastando, para isso, escreverem para o Diário de Coimbra/Rua Adriano Lucas, 3020-264 Coimbra ou para a DECO – Gabinete de Apoio ao Consumidor – Rua Padre Estêvão Cabral, 79-5º, Sala 504-3000-317 Coimbra.

Post Top Ad