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20 de março de 2017

ESTRATÉGIA - Centro de Portugal “consolida marca” na Bolsa de Turismo

A Turismo Centro de Portugal (TCP) delineou uma estratégia para a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) que passava por «consolidar o posicionamento da marca» que foi «conquistado nas edições anteriores do certame», revelou Pedro Machado.

O presidente da TCP fez um balanço «extremamente positivo» da presença da entidade que dirige na mais importante feira do sector a nível nacional, que terminou ontem em Lisboa.

«Em 2017 quisemos não só consolidar esse posicionamento que foi conquistado através da nova imagem, da nova produção e da nova distribuição da marca, mas também tendo em conta a apresentação de alguns projectos que são reveladores dessa mesma afirmação», adiantou Pedro Machado.

«Tivemos a apresentação do mapa conjunto com a Estremadura espanhola, o que significa que a região Centro é a primeira a nível nacional que faz uma parceria para a promoção conjunta com outros territórios, nomeadamente, estrangeiros, assente em quatro eixos: turismo patrimonial e cultural, gastronomia e vinhos, turismo natureza e turismo activo», sublinhou.

Esta parceria, na opinião de Pedro Machado, alarga, «em muito», aquilo que é o território turístico que esta região poderia ter. «Aos 2,4 milhões de consumidores da região Centro, juntamos mais um milhão de potenciais consumidores da Estremadura espanhola. Ou seja, com esta parceria, abrimos a porta daquilo que é o nosso primeiro mercado externo, que é Espanha, que ainda hoje é responsável por mais de 66% da procura turística internacional da região Centro», frisou.

Pedro Machado deixou claro que além do «lançamento da nova página da internet, da nova brochura e dos novos guias digitais, que ajudam a marca a apresentar, sectorialmente, cada uma das sub-regiões », o objectivo passava, igualmente, por assumir «uma nova abordagem da promoção interna do que é o mercado alargado».

O presidente da TCP reconheceu ainda que o desafio para a BTL 2017 se situava numa «estratégia agregadora do todo nacional», por isso, a aposta num pavilhão dedicado aos vários territórios da região. «Projectámos a marca em 2015, reforçámos essa projecção em 2016 e, em 2017, levámos os territórios que estiveram bem patentes através das Comunidades Intermunicipais que compõem o Centro de Portugal, acreditando que, dessa forma, contribuímos para esse projecto maior, que é a construção de produtos turísticos integrados», concluiu Pedro Machado.

Ricardo Busano - Diário de Coimbra

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