INICIATIVA - Cooperativa de Miro promove debate sobre os circuitos curtos agroalimentares



































A Cooperativa Produtos da Nossa Aldeia promove hoje, às 14h30, no Auditório das Piscinas Municipais de Penacova, uma reunião para debater os Circuitos Curtos Agroalimentares (CCA), tendo em vista o aumento da produção agrícola de Penacova. Além do perceber o percurso feito pela cooperativa desde a sua criação em 2012, o encontro pretende que os agricultores locais se organizem, no sentido de poderem vender directamente os seus produtos para Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), escolas, restauração e residentes.

Refira-se que a Cooperativa Produtos da Nossa Aldeia compra legumes e frutas aos seus cooperadores de Penacova, vendendo-os, sobretudo, para o Grupo de Miro que serve diariamente cerca de 350 refeições no lar de idosos, centro de dia, apoio domiciliário, jardim de infância e creche. Embora a produção agrícola tenha aumentado, é ainda insuficiente para responder cabalmente às necessidades da IPSS de Miro, instituição que se vê na contingência de comprar grande parte dos produtos necessários fora da área de jurisdição do concelho.

O encontro de logo à tarde conta com a participação de vários elementos de entidades públicas, nomeadamente do Ministério da Agricultura, IEFP, Grupos de Acção Local, associações nacionais (Animar, Oykos, Actuar) e de entidades concelhias, tais como Câmara Municipal, Juntas de Freguesia, IPSS, Agrupamento de Escolas, restauração e produtores agrícolas.

  etiquetas ,