LORVÃO - Trabalhadores Cristãos promovem debate na Casa do Monte - PENACOVA ACTUAL
PUB

ÚLTIMAS

PUB

Post Top Ad

8 de março de 2017

LORVÃO - Trabalhadores Cristãos promovem debate na Casa do Monte


No próximo dia 12 de março, a LOC – Movimento de Trabalhadores Cristãos irá promover um encontro de formação e debate sobre o tema Humanizar, conhecendo e enfrentando os medos, no mundo do trabalho”.
O encontro irá decorrer na Casa do Monte, em Lorvão, Penacova, e contará com a participação de Custódio Oliveira para o aprofundamento do tema.
Os medos no local de trabalho foram o pano de fundo de uma reflexão que tem vindo a ser feita nos vários grupos da LOC, a partir da realidade da vida dos trabalhadores.
“Um motorista (camionista) que se vê obrigado a aceitar tudo por ter medo de perder o emprego; Não se sindicaliza por medo de represálias; Não contou aos colegas o que fez para receber o que era seu por direito, e tem consciência que agiu assim por medo.”
O medo é uma estratégia que os detentores do dinheiro usam para continuar a dominar. O medo é provocado, alimentado e manipulado. Vale tudo em nome do lucro, é a tirania do dinheiro.
Não é justo nem humano trabalhar sob pressão, medos ou chantagens. O medo oprime e escraviza. Só haverá verdadeiro sucesso empresarial ou de serviços se todos se sentirem bem, realizados e estiverem à-vontade para dizerem o que pensam e sentem (trabalhadores e chefias). Jesus veio para libertar os oprimidos, deu voz aos excluídos, ajudou a levantar quem se encontrava derrotado.
Não podemos sucumbir perante toda esta estratégia do medo imposta por quem só vê lucro, oportunidade, ganância. “Deus não nos concedeu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e de bom senso” (2Tim 1,7). “Valemos muito mais do que os passarinhos” (Mt 10,28-31) e nem sempre temos esta perceção.
No encontro irá procurar refletir-se qual o nosso papel como cristãos face a esta realidade: que caminhos e ferramentas que temos para enfrentar os medos e agir face às diversas situações que se vivem nos dias de hoje.

Post Top Ad