PATRIMÓNIO - Penacova volta a abrir as portas dos seus moinhos




Em Penacova, a Câmara Municipal assinala o Dia Nacional dos Moinhos, proporcionando aos interessados a possibilidade de, gratuitamente, visitarem durante os dias 7, 8 e 9 de abril, o Museu do Moinho e o Núcleo Molinológico da Portela de Oliveira, o Núcleo Molinológico da Serra da Aveleira e o Núcleo Molinológico de Gavinhos onde, mais uma vez, o sr. Lino Branco abrirá as portas do seu moinho para mostrar a todos como se moem os cereais.

Nesses dias pretende-se chamar a atenção dos penacovenses e a todos os que não o sendo pretendam visitar Penacova, para o inestimável valor patrimonial de um dos maiores núcleos molinológicos do país, de forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, moleiros, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas, amigos dos moinhos e população em geral, sendo que, as atividades serão realizadas conforme a natureza dos moinhos e o uso que lhes é dado.

O Dia dos Moinhos Abertos é uma iniciativa nacional que se iniciou em 2007 de ampla divulgação que tem por objetivo chamar a atenção dos Portugueses para o inestimável valor Patrimonial dos nossos moinhos tradicionais de forrna a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, organizações associativas, Autarquias locais, Museus, instigadores, molinólogos, entusiastas e amigos dos moinhos.
O conceito é simples: Em cada ano, pretende-se colocar em funcionamento sirnultâneo e abrir ao público para acesso livre tantos moinhos quantos possível em todo o país por ocasião do Dia Nacional dos Moinhos, dia 7 de Abril.

  etiquetas ,