ABRIL - Município de Penacova homenageou os autarcas eleitos a 12 de Dezembro de 1976 - PENACOVA ACTUAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Post Top Ad

PUB

26 de abril de 2017

ABRIL - Município de Penacova homenageou os autarcas eleitos a 12 de Dezembro de 1976



A Câmara Municipal de Penacova celebrou ontem o 43.º aniversário do 25 de Abril, homenageando os autarcas que foram eleitos no primeiro sufrágio, realizado no dia 12 de Dezembro de 1976, uma geração que, na perspectiva do actual edil, «foi a mais importante dos autarcas de Portugal e de Penacova».

Humberto Oliveira, nascido em 1973, em Carvalhal de Mançores, lembrou a chegada da electricidade, em 1978, bem como o abastecimento de água, mais tarde, a que se seguiu, muito mais recentemente, o saneamento básico.

Memórias de alguém que não viveu na ditadura, mas sentiu, ainda assim, a demora do encontro de uma sociedade estagnada com a realidade actual, ainda assim aquém do que seria desejável.

Foi, também por isso que o autarca garantiu ontem que «a desigualdade social é a pior das discriminações», garantindo que, neste campo específico, «o 25 de Abril ainda não se realizou».

Porém, disse, «o Poder Local Democrático foi um dos principais legados» da Revolução dos Cravos, sendo que «as infraestruturas básicas só foram possíveis devido a estes homens e mulheres». Ontem, foram homenageados 13 homens. Estão vivos apenas cinco, mas Humberto Oliveira garantiu que «também estão hoje entre nós».

A Câmara Municipal prestou homenagem ao então presidente da Assembleia Municipal, Eurico Almiro Meneses e Castro, e ao presidente da Câmara Municipal, Artur Coimbra.

Dos presidentes de junta da altura, são vivos João Carvalho da Silva (Lorvão), Joaquim da Fonseca Almeida (Paradela) e José Oliveira Henriques (Travanca do Mondego).

Pela ordem natural da vida, foram os familiares a receber as medalhas e diplomas relativos a Graciano Carvalho (Carvalho), Alípio Simões Marques (Figueira de Lorvão), Adelino Gaspar (Friúmes), Adosindo Duarte Oliveira (Oliveira do Mondego), Vasco Viseu (Penacova), Luís Martins Morgado (São Pedro de Alva), José Arménio Castanheira e Cunha (São Paio do Mondego) e Manuel Fernandes (Sazes de Lorvão).

A sessão, que incluiu o hastear da bandeira, ao som do hino nacional, e a deposição de uma coroa de flores contou com as intervenções do presidente da Assembleia Municipal (AM), Pedro Coimbra, bem como dos representantes dos partidos representados na AM, Pedro Dinis (PS), Carlos Sousa (PSD) e Eduardo Ferreira (CDU).

José Carlos Salgueiro - Diário de Coimbra