FUTEBOL DISTRITAL - Antevisão dos jogos da 28ª Jornada (Divisão de Honra) e da 26ª Jornada (1ª Divisão)



DIVISÃO DE HONRA

O Condeixa ainda é o líder da Divisão de Honra AFC mas, certamente, não esperava o deslize na última ronda da prova na recepção ao Pampilhosense por 1-2 e, com esse resultado, acabou por consentir a aproximação do Sourense, agora a um ponto, e do Oliveira do Hospital, a três pontos. No entanto, quando faltam três rondas para o final da competição, esta jornada 28 da prova é caracterizada por desafios teoricamente acessíveis para os emblemas que seguem em acérrima luta pelo título e pela subida ao Campeonato de Portugal.

O líder condeixense visita o terreno do Sepins que, se não pontuar, desce à 1.ª Divisão AFC devido à despromoção da Naval do Campeonato de Portugal. O conjunto cantanhedense, apenas com duas vitórias na prova, não deverá ter argumentos para contrariar os pupilos de Vítor Gouveia.

O vice-líder Sourense é visitado pelo Poiares que, também devido às contas de uma hipotética descida da Académica/SF e do Tourizense às provas distritais, tem a necessidade de amealhar pontos que lhe permitam sair do 13.º posto. A
turma de Soure vê na possibilidade de um deslize do Condeixa o horizonte para superar o “rei” da competição.

Também os oliveirenses querem acreditar na possibilidade, quando ainda há nove pontos em disputa, de chegarem ao topo. Nesta ronda recebem o Lousanense que, a 12 pontos do Poiares, está dependente das descidas, ou não, do terceiro escalão para conhecer o seu futuro na próxima época e teve uma segunda ronda mais positiva que a primeira.

Com necessidade pontual, apesar de maior desafogo em relação aos emblemas em posições mais baixas, está o Vinha da Rainha que vai ao reduto do já despromovido Pereira onde quer amealhar a vitória. O Vigor (11.º), que visita o terreno do Ançã (4.º), encontra-se melhor na fuga aos últimos lugares mas com nove pontos em disputa ainda quererá fazer mais alguns até ao desfecho da competição.

Na Pampilhosa da Serra têm encontro marcado o 6.º e o 5.º classificados. A turma local tem a possibilidade, depois do triunfo em Condeixa, de pular um lugar na tabela classificativa em recepção ao Penelense e irá arriscar tudo de modo a conseguir entrar no “top 5” da “elite” distrital.

O União FC (Penacova), por seu turno, terá especial atenção ao confronto na expectativa de se aproximar do “top 5” sendo que se perder com o Febres será igualado pelos febrenses. Tocha e Eirense vão lutar para se “descolarem” pois têm ambos 36 pontos.

1ª DIVISÃO DISTRITAL

Com Arganil e Lagares da Beira já promovidos à Divisão de Honra e os arganilenses a já terem celebrado o título de campeões do segundo escalão do futebol distrital, a derradeira ronda da 1.ª Divisão AFC será, em termos importância, para cumprir calendário.

Deste modo, os arganilenses visitam o terreno do “lanterna vermelha” Arouce Praia, a partir das 16h00 de amanhã, e pretendem chegar à 20.ª vitória na prova sendo que o Lagares da Beira vai ao reduto do Águias, ainda em clima de festa pela subida, com a missão de terminar em beleza e com um triunfo. O Marialvas, 3.º posicionado, ficou às portas do sonho da subida e recebe o Condeixa B com a ambição de dar um sinal de que a próxima temporada será melhor. Os restantes desafios são: Ac. Gândaras-Brasfemes, Mirandense-Góis, Adémia- Moinhos e S. Silvestre-Mocidade.

André Freixo - Diário de Coimbra




  etiquetas , , ,