FUTURO - Festival de Robótica espera atrair milhares de visitantes



A organização do Festival Nacional de Robótica, em Coimbra,  espera receber alguns milhares de visitantes, entre amanhã e domingo, num evento onde será possível ver robôs a jogar futebol ou a dançar.

O Festival Nacional de Robótica, de entrada gratuita, vai contar com uma conferência científica, várias competições de robótica (futebol, resgate ou dança), oficinas e uma feira de emprego, entre outras iniciativas.

Lino Marques, da organização, espera «alguns milhares de pessoas» no festival, sendo a competição de robótica, que decorre de sexta-feira a domingo, o evento que normalmente «atrai mais pessoas».

A competição, que se vai realizar no Estádio Universitário de Coimbra, é uma espécie de operação de charme para cativar os mais novos, procurando «promover o interesse pela robótica» nos jovens.

Segundo o responsável, estarão 500 pessoas «a participar nas competições» e 70 a 80 pessoas na conferência científica, que decorre no Convento São Francisco, onde será debatida a capacidade das provas ou de ambientes competitivos para «promover desenvolvimentos na robótica».

Das mensagens que a organização foi recebendo, já «dá para perceber que o evento está a atrair escolas de todo o país» que pretendem assistir ao festival, adiantou Lino Marques.

Durante cinco dias, o Festival Nacional de Robótica acolhe diversas competições (júnior e sénior), nomeadamente de futebol com robôs e de simulação, de condução autónoma, de busca e salvamento ou de dança.

Também durante o evento, haverá oficinas para ensinar pessoas com pouca ou nenhuma experiência «os principais fundamentos da robótica», uma feira de emprego onde estudantes poderão contactar com empregadores da área e ainda «mesas de inovação, onde patrocinadores terão acesso a um painel de cientistas e onde poderão expor problemas que envolvam robótica, podendo daí surgir canais de cooperação e futuros projectos», disse Lino Marques.

  etiquetas , ,