REGIÃO - Comunidade Intermunicipal defende requalificação da Linha da Beira Alta - PENACOVA ACTUAL

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6 de abril de 2017

REGIÃO - Comunidade Intermunicipal defende requalificação da Linha da Beira Alta

CIM Região de Coimbra defende a articulação da Linha da Beira Alta com a ligação Pampilhosa/Cantanhede/Figueira da Foz e a Linha do Oeste


O Conselho Intermunicipal (CI) da CIM Região de Coimbra considera crucial o início da discussão sobre os projetos do Governo para a linha férrea nomeadamente em matéria de redundância à Linha do Norte.

Reunidos hoje à tarde, no CAE, na Figueira da Foz, os representantes dos 19 Municípios que compõe a maior Comunidade Intermunicipal do nosso país reforçam a defesa da requalificação da Linha da Beira Alta e querem ver clarificadas as intenções do Governo, no âmbito do Programa Ferrovia 2020.

A modernização do Porto da Figueira da Foz, com o consequente aumento da capacidade de carga e de descarga, conjuntamente com a atividade dos polos industriais de Cantanhede e da Mealhada, defendem os autarcas, asseguram a sustentabilidade da Linha da Beira Alta.

Por outro lado, o CI da CIM Região de Coimbra sugere a articulação da Linha da Beira Alta com a ligação Pampilhosa/Cantanhede/Figueira da Foz e a Linha do Oeste como alternativa à linha do Norte, de modo a atenuar o prejuízo e o transtorno em caso de acidente.

O recente descarrilamento de um comboio de mercadorias, entre Pampilhosa e Coimbra B, que bloqueou a Linha do Norte durante vários dias, justifica a preocupação dos autarcas que reforçam a defesa da requalificação da Linha da Beira Alta e classificam de redundante e de dispendiosa a nova ligação Aveiro-Mangualde, que está orçamentada em 675M€.

O CI da CIM Região de Coimbra considera positiva a modernização da linha do Norte, entre Alfarelos e Pampilhosa, que começou há poucos meses, mas lembra que, com um investimento de 25 milhões de euros na requalificação e eletrificação da linha Pampilhosa/Cantanhede/Figueira da Foz da Foz, ficaria assegurado o desanuviamento da linha do Norte no troço Pampilhosa/Alfarelos e, simultaneamente, haveria condições para diminuir drasticamente o fluxo de centenas de camiões que circulam diariamente, por via rodoviária, de e para o porto da Figueira da Foz.

Mário Nicolau – CIM Região de Coimbra