DECO - A Publicidade influencia o consumidor atento?

Consumo e publicidade são o suporte da sociedade consumista em que vivemos, influenciando todos os cidadãos.


A publicidade tornou-se num dos maiores fenómenos a nível mundial, afetando todos os consumidores independentemente da idade. Através das suas técnicas sedutoras e persuasivas, bem como do uso de diversos meios de comunicação, a publicidade influencia as escolhas dos consumidores. Seguindo este pensamento a publicidade e o consumidor encontram-se relacionados, sendo a sua relação um ciclo vicioso baseado no facto de o consumidor poder ser um alvo vulnerável.

Tendo como objetivo a compra de bens e serviços, as estratégias utilizadas pelos especialistas são adaptadas ao público a que se destinam.

As crianças e os jovens são o público mais fácil de persuadir. Contudo, o consumidor adulto pode ajudar os jovens a interpretar de um modo mais eficaz os anúncios publicitários, através da mediação, conceito que engloba diversas técnicas e que permitem aos adultos auxiliar os jovens na sua interação com os diversos meios de comunicação.

Este é o conselho da DECO para que se explique aos jovens os mecanismos publicitário, referindo também os aspetos positivos da publicidade, pois dá-nos a conhecer novos produtos que nos podem dar mais opções de escolha, mas que essas escolhas deverão ser informadas e conscientes.

Deixamos algumas dicas para que todos estejam mais alertados:

  • perceber se o anúncio tem visível qual o produto publicitado, para que serve e a quem se destina;
  • adaptar os comportamentos de consumo à carteira de cada um;
  • ter em atenção todas as informações sobre o produto/serviço, mesmo as “letrinhas mais pequeninas”;
  • ter atenção que alguns dos produtos/serviços mais publicitados não são os mais adequados para a nossa saúde, ambiente e bem-estar geral;
  • perceber que a publicidade cria necessidades que na realidade podem não existir!
  • perceber que não existem produtos milagrosos;
  • comprar e utilizar porque realmente precisam e não porque o seu ídolo ou desenho animado preferido é a personagem do anúncio.

Promover a reflexão sobre a publicidade e o consumo, tal como promover nos jovens comportamentos mais críticos, reflexivos e conscientes enquanto consumidores são os objetivos que a DECO Centro pretende atingir no Seminário “Pelos Trilhos da Publicidade…ao Encontro do Consumidor”, a realizar no dia 30 de maio, pelas 9h30, no IPDJ-Instituto Português do Desporto e Juventude, destinado a professores e alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário e profissional.  

Melanie Magalhães, Gabinete de Projetos e Inovação
DECO Centro

Os leitores interessados em obter esclarecimentos relacionados com o Direito do Consumo, bem como apresentar eventuais problemas ou situações, podem recorrer à DECO, bastando, para isso, escreverem para DECO – Gabinete de Apoio ao Consumidor – Rua Padre Estêvão Cabral, 79-5º, Sala 504-3000-317 Coimbra.

  etiquetas , ,