GERIATRIA - Abertas as inscrições para o III Encontro sob o tema "Diferentes olhares no envelhecer"



No próximo dia 14 de Junho, no auditório da Biblioteca Municipal, acolhe o III Encontro de Geriatria sob o tema “Diferentes olhares no envelhecer…”.

O Encontro tem como objectivo geral promover um espaço de partilha e reflexão centrado nos desafios com que a comunidade em geral e os profissionais da área da gerontologia, entre outros, se deparam diariamente e do programa consta, pelas 9h30, abertura do secretariado; 10h00, sessão de abertura pelo presidente da Câmara Municipal, Humberto Oliveira; vice-presidente e vereador da Acção Social e Educação; Ramiro Miranda, director do Centro Distrital de Coimbra; e Manuel Nogueira, presidente da direcção do GSSDCR de Miro, seguindo-se, pelas 10h30.

O I PainelEnvelhecer, Saúde, Sexualidade e Emoções”, que tem como moradora Helena Henriques, directora técnica do GSSDCR de Miro; com os temas “A arte de envelhecer”, por Polybio da Silva e Serra, presidente do Conselho Científico e da Delegação Centro da Fundação Portuguesa de Cardiologia; 11h15, coffee break; 11h30, “Envelhecer com qualidade”, por Sérgio Marques, enfermeiro no Serviço de Medicina Intensiva no pólo HG do CHUC; 12h00, “Sexualidade e envelhecimento”, por Ana Rita Trindade, licenciada em Gerontologia Social; 12h30,“Mindfulness no envelhecimento”, por Albertina Oliveira, Doutorada em Ciências da Educação com especialização em Educação Permanente e Formação de Adultos; e 13h00, almoço.

O II Painel, a partir das 14h30, com os temas “Intervenção na Violência com a Pessoa Idosa”, que tem como moderadora Zulmira Antunes, chefe da Divisão de Acção Social e Educação da Câmara Municipal de Penacova; “Mau trato no idoso”, por Marta Vaz, assistente social na S.O.S. Pessoa Idosa; 15h00, “Gerir as emoções”, por Vítor Nuno Anjos, mestre em Psicologia Clínica, ramo de especialidade sistémica e familiar; 15h45, “Cuidar de quem cuida”, por Ricardo Pocinho, Administração Regional de Saúde do Centro; e 16h30, sessão de encerramento.

Esta iniciativa insere-se no âmbito da Rede Social de Penacova, com organização do GSSDCR de Miro e da Câmara Municipal.

As inscrições são gratuitas, sendo a data limite para as mesmas o dia 12 de Junho, através dos emails redesocial@cm-penacova.pt, helena.henriques@gssdcrmiro.pt ou através dos contactos tele­fónicos 239 470 318 (CMP), 239 476 763 (GSSDCR de Miro).

  etiquetas , ,