MIRO - Na Gala do Desporto a mira de um novo pavilhão veio ao de cima


Poder-se-á dizer que Miro, uma aldeia pertencente à União de Freguesias de Friúmes e Paradela, é uma referência sobretudo no desporto jovem no concelho de Penacova, particularmente no Futsal, com perspectivas da criação da modalidade de Badminton. Mas não é só o desporto que tem em funcionalidade. O Grupo de Solidariedade Social, Desportivo, Cultural e Recreativo tem também à sua guarda o Lar, com 44 utentes; Centro de Dia, 30; ATL, 50. Pode dizer-se que é uma localidade que tem juventude, pois a aldeia possui em Jardim-de-Infância, 16 crianças.

O Pavilhão Desportivo é a aspiração que se segue

Foi no dia 3 de Junho corrente, no Complexo Social, que o Grupo de Miro realizou mais uma Gala do Desporto, durante o qual elegeu os melhores no campo do Futsal, nas categorias de Traquinas, Benjamins, Iniciados, Seniores Masculinos e Seniores Femininos, homenageando também a Dedicação, o Adepto ao Ano, o Treinador do Ano, o Patrocinador, o Miro Futsal, a Carreira e a Barca Serrana.

Mas para o presidente da instituição, Manuel Cunha Nogueira, um homem dos ex-CTT, hoje PT, cuja dedicação e empenho são evidentes, tanto mais tendo a acompanhá-lo uma boa equipa, lançou o compromisso da construção «do nosso Pavilhão, já no próximo ano», tanto mais que o Município de Penacova desbloqueou os terrenos entre o Complexo Social e a Variante para a referida construção (deixando os seus agradecimentos por isso), estando convicto que pelo diálogo entre o Grupo de Miro, a União de Freguesias e a Câmara Municipal, «será perfeitamente possível iniciarmos o projecto já no próximo ano, pois só assim, como disse, seremos capazes de cumprir um dos nossos grandes objectivos: ter mais atletas a praticar desporto».

O FUTSAL deve estar no topo das prioridades nos próximos anos com novos objectivos

Falando da cumplicidade que existe entre as autarquias e as instituições locais, como Festeiros de Miro, Desportos Radicais, Comissão da Capela, Rancho Típico de Miro e Miro Viagens, Manuel Nogueira, defendendo que «o desporto, neste caso o Futsal, deve estar no topo das prioridades da nossa instituição nos próximos anos», mas para isso, como afirmou, «temos três objectivos bem definidos: mais atletas a praticar Futsal, que os mesmos escolham o Miro Futsal para a sua formação desportiva e humana e disponibilizar as mais e melhores condições». Confessou que as parcerias estabelecidas entre todos através do “Miro muito mais que um lugar” «revelam-se cada vez mais como absolutamente fundamentais para o sucesso desportivo deste nosso projecto». Apesar de a época não ter sido a melhor a nível desportivo, Manuel Nogueira, não deixou de reconhecer «a capacidade de sofrimento, o espírito de equipa e a vontade de vencer ficou bem patente em cada jogo realizado».

Além do Pavilhão o Monumento ao Barqueiro

Se o vereador da Juventude e Desporto, Ricardo Simões, disse que «Miro está de parabéns», enalteceu o trabalho que Miro desenvolve em cada ano que passa, retratado naquela Gala, e dizendo que a Câmara tem entre mãos um regulamento para dar mais apoio às equipas e ao Centro, foi o presidente da União de Freguesias, António Fernandes, a realçar o que tem sido feito através do Grupo de Miro, com provas dadas a nível nacional, nos diversos escalões de Futsal, afirmando que é «um parceiro de primeira linha», com protocolos de cooperação assinados em termos solidários, lembrou que se o pavilhão vai ser uma realidade, recordou também o Monumento ao Barqueiro, que vai ser feito em grafite por um artista, e disse que «temos de ter pessoas que nos visitem pela diferença em relação a outras freguesias» e de seguida entregou cheque ao presidente Manuel Nogueira.

OS HOMENAGEADOS

Mérito Desportivo - “Petizes”
Gonçalo Oliveira, Mateus Pais, João Cunha e Tiago Pedroso
Atleta do Ano - “Traquinas”
Vítor Nogueira
Atleta Revelação “Traquinas”
Afonso Andrade
Atleta do Ano “Benjamins”
João Martins
Atleta Revelação “Benjamins”
Francisco Alves
Atleta do Ano “Iniciados”
Simão Nogueira
Atleta Revelação “Iniciados”
Luis Filipe Zeferino Ferreira
Atleta do Ano “Seniores”
Francisco Rodrigues
Atleta Revelação “Seniores”
Marco Fonseca
Atleta do Ano “Femininos”
Daniela Marques
Atleta Revelação “Femininos”
Mónica Alves
Prémio “Dedicação”
Alberto Mario Gonçalves;
Prémio “Adepto do Ano”
António Gomes
Prémio “Carreira”
Paulo Pina
Prémio “Treinador do Ano”
Pedro Santos
Prémio “Patrocinador do Ano”
Farmácia Alves Coimbra
Prémio “Miro Futsal”
Ruben Xavier
Prémio “Barca Serrana”
Patrícia Martins.

Em relação ao patrocínio que a Farmácia Coimbra, de Penacova tem dado ao longo do ano, cifra-se em 3.750 euros.


José Travassos de Vasconcelos - A Comarca da Arganil

  etiquetas , ,