FESTIVAL - Foi um êxito o Encontro de Folclore do Rancho Folclórico da Casa do Povo



Conforme foi largamente publicitado, foi realizado no passado sábado, dia 8/7, um maravilhoso e imponente Encontro de Folclore, que devido à elevada categoria dos Ranchos participantes, se converteu num êxito absoluto.

Participaram neste encontro de culturas, para além do Rancho anfitrião, os seguintes grupos: Rancho Típico Saia Rodada, de Benavente (Santarém); Rancho folclórico C.C.R. de Moreira de Cónegos (Guimarães); Grupo Folclórico S. Salvador da Maceira da Maia (Vila do Conde); Rancho Folclórico Santa Maria de Pindelo (Oliveira de Azeméis), que por serem oriundos das mais diversas regiões do País, nos presentearam com belo espetáculo cultural.

Os Ranchos visitantes, foram encaminhados numa visita guiada a alguns locais histórico-turísticos existentes nesta freguesia e região, tendo os que tiveram a sorte de visitar o lugar paradisíaco do Vimieiro ficado deslumbrados.

Depois de um suculento jantar, servido a todos os Ranchos e seus acompanhantes no salão multiusos da Casa do Povo, trajaram-se e desfilarem até à Praça Mário da Cunha Brito, que já se encontrava repleta de público, olhando para os ponteiros do relógio, pois a hora começava a ser avançada, até que surgiu ao cimo daquela “sala de visitas” o Rancho anfitrião, seguido dos Ranchos convidados que logo foram ovacionados com uma estrondosa chuva de palmas.

Em jeito de saudação o Rancho anfitrião subiu ao palco fazendo uma pequena demonstração real das nossas danças e cantares, usos e costumes de antanho. No palco, algumas senhoras do nosso Rancho, abrigadas por um telheiro, previamente instalado, surpreenderam o público a encher chouriças verdadeiras.

Todos os Ranchos foram impecáveis, presenteando-nos com variados tipos de danças e cantares, existentes nas suas regiões.

Já passava da meia-noite, quando voltou a subir ao palco o Rancho Folclórico da Casa do Povo de São Pedro de Alva (Penacova), que com as suas belas coreografias e danças, cativaram o público que não arredava pé para ovacionar o nosso “menino bonito”.

Este Encontro de Folclore, teve a honra de ser apreciado e supervisionado pelo senhor António Messias, Conselheiro Técnico da Federação do Fol­clore Português da Região da Beira Litoral, Gândaras, Bairrada e Mondego, em cujo organismo o nosso Rancho já se encontra integrado.

Parabéns à Direção da Secção de Folclore da Casa do Povo de São Pedro de Alva, que não se tem poupado a esforços para guindar o Rancho ao mais alto nível.

Parabéns a todos os seus componentes.

Alfredo Fonseca - A Comarca de Arganil

  etiquetas , ,