SÃO PAIO DE MONDEGO - Senhora das Neves dá nova vida a eucalipto classificado


O tronco de um eucalipto classificado, que teve de ser abatido devido a doença, no recinto das Ermidas em São Paio de Mondego, ganhou nova vida, com uma escultura da imagem de Nossa Senhora das Neves, padroeira daquela localidade do concelho de Penacova.

Foi a forma encontrada pelo executivo da União de Freguesias de S. Pedro de Alva e S. Paio do Mondego, liderada por Vítor Cordeiro, de minimizar o impacto ambiental resultante do corte do eucalipto centenário, classificado desde 2002.

A árvore, de nome científico “Eucalypus Globulus Labillardiere“, apresentava «podridões e outros sintomas exteriores de enfraquecimento, designadamente escorrimento de goma escura nas pernadas e braças, ramos secos e copa a secar e ainda ligeiro apodrecimento da parte basal do tronco colocando em risco pessoas e bens», relata a autarquia, explicando que, após vistoria do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, foi tomada a decisão, obrigatória, de proceder ao abate.

Parte do tronco foi preservado e serviu de base à escultura, que pretende retratar a aparição de Nossa Senhora das Neves, tendo o escultor encontrado inspiração na lenda da santa.

No mesmo recinto, existe outro tronco, resultante de um abate efectuado há 12 anos,que a autarquia também decidiu agora «dignificar», criando uma área de repouso com vários bancos, retratando um conjunto de pedras.

 Ambos os trabalhos foram executados com motoserra pelo escultor Nelson Ramos, que actuando sob o nome Portugal-Carving, esteve durante seis dias em São Paio do Mondego a realizar este trabalho, a pedido da Junta de Freguesia.

José Carlos Salgueiro - Diário de Coimbra

  etiquetas , ,