AUTÁRQUICAS - Carta aberta do candidato Rui Batista à população da freguesia de Lorvão - PENACOVA ACTUAL
PUB

ÚLTIMAS

Post Top Ad

14 de agosto de 2017

AUTÁRQUICAS - Carta aberta do candidato Rui Batista à população da freguesia de Lorvão

Avançamos mais!

Caros Concidadãos da Freguesia de Lorvão e do Concelho de Penacova,

Sejam benvindos a esta eterna sala de visitas deste magnifico espaço que é o Mosteiro de Lorvão.

Sejam benvindos todos! Aveleira, Chelinho, Chelo, Foz do Caneiro, Granja do Rio, Lorvão, Paradela de Lorvão, Rebordosa, Roxo e São Mamede

Assim Avançamos!.

Aos amigos de fora da freguesia que nos honram com a sua presença, desejo que se sintam bem no seio deste povo magnífico da Freguesia de Lorvão e deste nosso concelho de Penacova.

Lembro que este momento marca a recandidatura desta equipa que se mantém com os mesmos apoiantes de há 4 anos, e aos quais se juntaram outras personalidades que se identificaram com o trabalho feito e com a orientação dada ao rumo da Freguesia de Lorvão.

Uma palavra especial para todos aqueles que por várias razões não vão poder estar aqui hoje e que tiveram a amabilidade e a franqueza de me manifestarem o seu apoio. Para alguns deles votos de rápidas melhoras e que voltem em breve ao nosso convívio!

Passo a apresentar a lista e aos que estiverem que se cheguem á frente e de cada lado se perfilem para que todos vos conheçam melhor.

Avançamos!

Uma palavra especial para os actuais membros do executivo Sílvia Marques-Secretaria e Mário João Escada-Tesoureiro e braço direito desta estrutura, cujo trabalho e qualidade desse mesmo trabalho é de todos conhecido e reconhecido.

Vivemos na maior freguesia em termos de território, população e património cultural do concelho de Penacova. Representamos 3666 eleitores…cerca de 1500 familias….

A pergunta que se impõe é:

Porquê escolher o Partido Socialista para a Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Junta de Freguesia de Lorvão?

Humberto Oliveira, Pedro Coimbra e esta lista agora aqui apresentada?

Porque esta equipa de pessoas tem liderado e estado politicamente à frente dos nossos destinos, com um uma concretização clara entre o que precisa e havia de ser feito e o de fazer acontecer, construir algo de bom, positivo e sustentável.

É muito bom darmo-nos conta da projeção dada ao concelho nos mais diversos campos, desportivo, turístico, cultural, etc… Vejam a presença do município na feira internacional de Lisboa, com uma apresentação quase exclusiva do valor e perspectiva de futuro do Mosteiro de Lorvão, a promoção junto de potenciais investidores internacionais e parceiros  de comunidades de interesses comuns como por exemplo a “Carta Europeia da Rota de Cister”, onde em Abril de 2017, na localidade de Noirlac em França, o Mosteiro de Lorvão foi aceite, por unanimidade, como membro efectivo desta comunidade de promoção dos interesses dos monumentos e sítios de Cister. Um trabalho e intervenção decisiva da D. Fernanda Veiga.

Os tão falados trails/caminhos de passeio, corrida e aventura na natureza que tão badalados têm sido sob o nome do maratonista português mais importante do nosso tempo, Carlos Sá e que têm trazido a este território milhares de atletas nas mais variadas ocasiões.

A abertura do caminho da Ribeira de Arcos, um sonho antigo agora tornado realidade que liga num ambiente e paisagem fantástico, Aveleira, São Mamede, Roxo e Foz do Caneiro. Mais um trabalho e intervenção decisiva da D. Fernanda Veiga.

Lembro o sentimento de desconfiança e atitude negativa de costas voltadas de terra para terra e que fragilizava a vida e os interesses comuns da comunidade e que nos colocava em situações muito delicadas e especiais.

Fizemos de tudo para redimir essa situação. Colocámos todos em pé de igualdade, deixou de haver cimento, areia e blocos e optou-se por abrir concursos para que as obras fossem realizadas.

Quando os cidadãos que foram chamados a colaborar com os alargamentos das estradas, Aveleira/Roxo e Estrada principal de São Mamede, instituímos igualmente para todos, fazer muros a quem tem muros e facilitar os alinhamentos/licenciamentos e construção de muros a quem entender fazê-los por bem. Sempre com o objectivo final do bem comum de detrimento de interesses pessoais. E fizemo-lo casa a casa, proprietário a proprietário…e temos que agradecer a todos quantos desde a primeira hora sempre de forma correta e interessada contribuíram para que estes alargamentos fossem uma realidade. A todos o nosso muito obrigado. Estes alargamentos que foram feitos, antecipam o que se pretende fazer nas situações que se avizinham de futura intervenção. Nomeadamente, Regeneração urbana da zona histórica de Lorvão (Zona central de Lorvão), Rua do Bairro em Lorvão, Rua da Choupana em São Mamede, Ligação aos nascentes de água natural das diversas vertentes de São Mamede para Lorvão, etc... Em curso o alargamento da rua de acesso à União Popular da Rebordosa e a construção do muro de acesso á rua da Escola da Rebordosa.

É a garantia de podermos avançar como nunca! E avançar no sentido positivo…não a qualquer custo, mas selecionando o que de melhor interessa á nossa comunidade!

Fazer evoluir a importância que as famílias têm e que precisam de ser bem cuidadas neste concelho e nesta freguesia. Reconhecer o passo de gigante na educação representada pela nova Eb1 de Lorvão tantas vezes adiada e que apesar de não estar completa, mas ainda assim com uma qualidade muito acima do esperado, representa um avanço significativo cativando pais e alunos mesmo de fora da freguesia.

A Escola de Artes que passados os 2 anos de atividade conquista para o 3º ano de atividade o ensino integrado/paralelismo pedagógico reconhecido pelo Ministério da Educação precisamente neste mês de Agosto de 2017. Mais de 200 alunos numa escola que nasce do ponto zero…é uma bandeira educacional e cultural fantástica. São mais de 200 alunos e outras tantas famílias que não vão precisar de encontrar soluções nestas áreas fora do Concelho de Penacova.

Na JFL não encontrámos nada que nos pudesse guiar na direção que a Freguesia precisava.

-Encontrámos uma dívida que nos disseram ser impossível de pagar.

-Obras a pagamento que por exemplo:

1-Uma delas pagámos a obra feita e 15 dias depois fomos intimados a para a demolir e claro pagar a demolição….
2.Cemitério de São Mamede. Inicio de construção em 2005
Acabámos de pagar esta obra em Dezembro de 2016.
Sendo que o Cemitério pode considerar-se já lotado.

Valores prometidos às associações da freguesia com meses de atraso. Sobre este particular fizemos aprovar um regulamento associativo, aprovado por unanimidade pela Assembleia de Freguesia, e desde então temos assumido e pago atempadamente todos os compromissos, de forma clara e transparente. Todos sabem com o que podem contar.

Neste nosso mandato não deixamos nenhuma obra por nós concursada por pagar.

Contamos com uma equipa de colaboradores que representa muito do que há de melhor em termos de recursos humanos disponíveis na nossa freguesia. Somámos em média mais 1 pessoa por cada localidade para nos darem apoio no que é preciso fazer.

Avançamos para não perder mais tempo ou oportunidades para fazer evoluir quer seja a nossa Freguesia quer seja o no nosso Concelho. Temos que escolher o PS, escolher o PS fará a mudança para melhor nas nossas vidas em família e em comunidade.

Fazer obra bem feita e com sentido de bem comum é urgente!

Dado as necessidades que nos são transmitidas, vamos ter que definir.

Esta Câmara Municipal colocou regras e modos de realizar os investimentos para todas as instituições do município, desde as juntas de freguesia ás associações.

Meus caros concidadãos da Freguesia de Lorvão

Aveleira, Chelinho, Chelo, Foz do Caneiro, Granja do Rio, Lorvão, Paradela de Lorvão, Rebordosa, Roxo e São Mamede.

Todos merecemos mais e melhor.

Uma câmara e uma junta PS são a melhor garantia de concretizar as legitimas aspirações de toda a freguesia. Mas fiquem a saber que não fomos ajudados de forma especial. Em termos de orçamento de receitas os nossos valores anuais rondaram sempre valores na ordem dos 250.000€.

Em processo de execução estamos a trabalhar no:

-Projecto da Rotunda do Centenario das Aparições de Fátima
-Projecto do alargamento do cemitério de São Mamede
-Projecto de alargamento e beneficiação da rua da choupana em São Mamede com ligação á rede de saneamento básico.
Em plano estão determinados um conjunto de terrenos que serão de interesse público seja para estacionamentos seja para infraestruturas de uso público.
Também a necessidade de encontrar solução digna para as casas mortuárias de São Mamede e Lorvão, tem norteado os nossos esforços. Estamos no bom caminho. E com a vossa ajuda vamos conseguir.

Obras e ações feitas mais significativas

-Inumeras paragens/abrigos de passageiros
-Sinalizações
-Beneficiações de bermas e valetas dentro e fora das localidades
-Limpeza e regularização de cursos de água, ribeiras etc…
-Melhoria de acessos públicos em variadas situações, escadas, rampas, passagens, etc…
-Plano, recuperação e trabalho de retificação de todos os espaços cemiteriais com a correspondente informatização e numeração no terreno.
-Comunicações feitas à comunidade acerca de assuntos de interesse comum.

-Intervenção junto da:

A)Transdev para identificação de problemas, colocação de novas paragens e encontro de soluções para transportes para dentro e fora da freguesia.
B)Estradas de Portugal, para resolução de sinalética, colocação de passadeiras na EN110 e melhoria das pinturas no pavimento.

Por Localidades:

Caneiro

-Casa Mortuária

Rebordosa

-Muro da Rua da Escola
-Rua Central à UPR
-Parque infantil Renovado
-Sempre tendo em conta o interesse público, manteve a pressão para que a ligação ao saneamento básico fosse uma realidade.

Chelo e Chelinho

Rua Vale da Rebordosa- Resolver o desmoronamento da estrada e alargamento.
-Casas de banho e beneficiação do jardim de Chelo.

Lorvão

-Aquisição de cadeiras, aquecimento e mesas para os diversos eventos realizados no Mosteiro de Lorvão, seja para entidades da freguesia seja para entidades de fora do concelho.
-Acompanhamento das atividades realizadas e que tiveram como atração e motivo de visita o Mosteiro de Lorvão.
As cadeiras para a igreja do cemitério para a melhoria do conforto nos serviços religiosos.
A Feira de Tradições que evoluiu de ano para ano congregando e mostrando toda a atividade cultural, desportiva e associativa da freguesia.
-A limpeza e conservação dos espaços do Dormitório do Mosteiro de Lorvão contribuindo para todos quantos nos visitaram levassem boas recordações dessa estadia.
-Obras de conservação no Jardim do Mosteiro, Canteiros e Calçada portuguesa, bancos etc…
-Acesso à JFL para pessoas com mobilidade reduzida
- O incremento dos serviços da sede da JFL com o balcão do cidadão, incremento dos serviços CTT e restruturação do espaço da junta.

Um agradecimento publico ao conselho de administração dos CHUC Coimbra por toda a colaboração no Plano de uso e preservação por nós produzido e aprovado e que tem permitido a utilização dos espaços para as mais variadas finalidades.

São Mamede

-Novo parque infantil com equipamento também para adultos e beneficiação do Jardim de infância.
-Diversos melhoramentos nos arruamentos. E o alargamento da Rua principal já referida.

Aveleira

-Parque infantil renovado
-Beneficiação do espaço do Jardim de Infância
-Arruamentos e muros
-Nova Feira no 2º domingo de cada mês

Roxo

-Cobertura do Espaço das festas no Largo do Roxo
-Arruamentos

Paradela

-Diversos muros de suporte, bermas e valetas
-Retificação do Pavimento da Rua da Horta
-Obras de beneficiação do Cemitério e do Lavadouro público

Requalificação e Valorização do Património:

-Em parceria com o Município, vamos criar condições concretas para apoiar e apresentar soluções para a requalificação do património edificado de todas as localidades da freguesia.

-Acompanhamento e colaboração no projecto de requalificação do centro histórico e ribeira de Lorvão, que implicará o maior investimento de sempre na freguesia.

-Continuar a lutar em parceria com a Câmara Municipal, para que as instalações do Mosteiro de Lorvão, possam continuar a ser utilizadas no sentido de desenvolvimento turístico, cultural e económico da freguesia.

-Precisamos de um espaço para realizações musicais e culturais em Lorvão de preferência em comunhão com o espaço do Mosteiro e respectiva cerca.

-Precisamos de renovar os espaços desportivos adaptando-os a poderem albergar todas atividades desportivas de interior, por ex, ginástica dança, artes marciais, etc…
- Pisos, coberturas e balneários são uma necessidade.

-Divulgar todo o Património da freguesia.

A composição da lista candidata pelo Partido Socialista à Freguesia de Lorvão