AUTÁRQUICAS - CDU denuncia situação da extensão de Saúde de Lorvão

Alguns utentes da Extensão de Saúde de Lorvão contactaram a candidatura da CDU para exporem a sua revolta, por estarem a ser encaminhados para o Centro de Saúde em Penacova, dizendo outros que só conseguiam marcar consulta para os finais de outubro ou início de novembro.

Argumentavam ainda, assim como alguns populares, que o objetivo da ARS seria o encerramento da extensão de Lorvão e este caso era apenas um ensaio para o que poderia acontecer depois das eleições.

Naturalmente preocupada com a situação, a CDU contactou a Coordenadora do Centro de Saúde de Penacova a expor as queixas dos utentes e a pedir esclarecimentos, quer quanto à falta de médico e adiamento das consultas, quer quanto aos rumores do encerramento da extensão de Lorvão.

Aquela responsável transmitiu-nos que a falta de uma médica é provisória, por motivo de doença, garantindo que os utentes das consultas de vigilância são atendidos no Centro de Saúde de Penacova, no período das 17 às 20 horas, enquanto os de consultas de rotina dessa médica, são re-calendarizadas para data após o seu regresso, garantindo ainda que o receituário e avaliação de exames de diagnóstico são assegurados pelos médicos do Centro de Saúde.

Quanto aos rumores do possível encerramento, garantiu que “não é verdade”, que “esse assunto não está em discussão”, pedindo-nos que tranquilizássemos as pessoas.

Sobre este assunto, não queremos lançar o pânico, mas também não podemos ficar assim tão tranquilos, quando há consultas com mês e meio de atraso e sabendo que não há médicos que possam garantir o serviço de um/a colega que adoeça. O que temos é que ficar atentos e tentar perceber se o que se diz não são mesmo ensaios para outras experiências que a ARS/Ministério da Saúde tenha intenção de fazer.

E o que pedimos aos utentes é que estejam vigilantes e nos transmitam os problemas que vão sentindo, para todos juntos agirmos em conformidade, sempre com o objectivo de garantir os serviços de saúde de proximidade.

A CDU compromete-se a tudo fazer, como sempre fez, para defender o Serviço Nacional de Saúde e a reclamar do governo a contratação do pessoal para garantir o serviço.

A nível local, cumprindo o que temos no nosso programa, tudo faremos para criar um serviço de transporte social para que os utentes dos vários lugares possam deslocar-se ao posto médico, quando dele necessitem, sem terem que ir para fora da freguesia e do concelho, por ser mais fácil o acesso.
Lorvão, 15/09/2017

A candidatura da CDU - Lorvão

  etiquetas ,