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BOMBEIROS - Elegeram novos corpos sociais e realizaram tradicional Ceia de Natal


Na segunda quinzena de Dezembro de 2017 reuniu em assembleia geral a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Penacova, a qual teve como ponto principal a eleição de novos corpos sociais para o triénio 2018-2010, sendo reeleito o presidente da direcção, Paulo Manuel Almeida Dias Duarte.

Nesta assembleia outro ponto importante foi discutido e aprovado: o Plano de Actividades e Orçamento para 2018, o qual tem como acções a desenvolver a possibilidade de eventual candidatura a uma Viatura Urbana (e Industrial) de Combate a Incêndios, cujo investimento poderá rondar os 250 mil euros, mas só com os apoios comunitários será possível transformar este objectivo em realidade.

Obras no quartel: outra das prioridades

Disse o presidente da direcção, já reeleito, que a ampliação/manutenção das instalações do quartel-sede é uma empreitada de criação do espaço multiusos que vai ser uma realidade em 2018, com o lançamento do concurso público de adjudicação, não deixando de estar atento a um possível enquadramento em operações de financiamento no âmbito dos Programas Operacionais Portugal 2020 ou PDR 2020. É uma obra que está orçada em 350 mil euros.

Captação de novos associados

No sentido do Corpo de Bombeiros possuir os melhores meios associados a um desempenho de alta qualidade, a Associação vai continuar a desenvolver esforços na captação de novos associados, beneméritos e patrocinadores, para além da realização de acções possíveis para aumentar as suas receitas nomeadamente as resultantes do seu serviço de saúde de transportes de doentes não urgentes.

Embora a Associação, até hoje, tenha sido auto-sustentável, desenvolvendo assim as suas componentes, associativa e voluntária, que estão na origem da sua constituição, mesmo assim, como disse o presidente, «temos a obrigação de continuar a garantir um serviço que se pauta pela prontidão e pela eficiência, sem pôr sem risco socorrista e socorridos». Contudo, alerta Paulo Dias, «sem o correspondente aumento de financiamento público e com o previsível aumento da actividade do nosso Corpo de Bombeiros, trará consigo um natural agravamento das despesas correntes, levando a que a Associação tenha de desenvolver esforços financeiros crescentes para não afectar a capacidade que o seu Corpo de Bombeiros tem para poder responder com prontidão e eficiência às solicitações que lhe são apresentadas».

Previsões orçamentais para 2018

A previsão de despesas correntes é de 719.989,61 euros, enquanto as receitas correntes apontam para 752.964,81 euros, tendo como resultado de exploração 32.975,21 euros. Quanto ao total da despesa de investimento é de 678.000,00 euros.

Face a estes números, o presidente da Direcção referiu que «a nossa principal preocupação será o equilíbrio financeiro da Associação, reduzindo custos e potenciando as receitas, utilizando e optimizando os actuais recursos», pois «só assim podemos colocar à disposição da Associação no seu todo, os meios necessários a uma cabal e competente intervenção na prestação do apoio e socorro à população da nossa área de intervenção».

Festa das crianças e Ceia Natalícia

Após a realização da assembleia, as crianças deram azo às suas traquinices, tendo como palco o salão nobre da Associação. Foram também mimoseadas com um lanche, não faltando também a distribuição de brinquedos.

À noite, como habitualmente, teve lugar a Ceia de Natal, onde todos os bombeiros e familiares conviveram, num são ambiente solidário, sem que também não houvesse distribuição de prendas aos Soldados da Paz.

Os novos corpos sociais

Há mais de 20 anos que Paulo Dias faz parte dos corpos sociais da Associação. Porém, desde 2011 que assumiu a presidência, e com esta reeleição são mais três anos que continuará a lutar pela defesa da sua Associação, tendo em conta o seu progresso em termos humanitários, já que os Bombeiros são uma guarda dos penacovenses, particularmente no socorro, seja ele qual for.

Assim, os três órgãos sociais ficaram assim constituídos:

Assembleia Geral – Presidente, António de Miranda; vice-presidente, Orlando António S. Batista Ferreira; 1.º secretário, Ana Paula Henriques Santos; 2.º secretário, Armindo Batista Barra.

Direcção – Presidente, Paulo Manuel Almeida Dias Duarte; vice-presidente, António Almeida Soares; tesoureiro, Maria Clara Figueira Rodrigues Mateus; 1.º secretário, Paula Cristina Carvalho da Silva; 2.º secretário, António Viseu; vogal, Artur Ferreira Tavares; vogal nato-comandante, António Simões da Cunha Santos; suplentes: Lígia Maria Martins Santos Fonseca, Evaristo Silva Amante e António Jorge Fernandes.

Conselho Fiscal – Presidente, Augusto Fernando Alvarinhas; vice-presidente, Fernando José Alvarinhas Miguel; secretário-relator, José Carlos Oliveira Miranda; suplente, Álvaro Marques Costa.

José Travassos de Vasconcelos – A Comarca de Arganil


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