BASQUETEBOL - CAD-UPCC/Opticalia quebra invencibilidade do líder Guifões Penacova Actual PENACOVA ACTUAL - Jornal de Penacova

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

BASQUETEBOL - CAD-UPCC/Opticalia quebra invencibilidade do líder Guifões


Em jogo a contar para a 11.ª jornada do Nacional da I Divisão Feminina, a formação do CAD-UPCC/Opticalia venceu fora de portas o Guifões, até então líder invicto da prova.

Num jogo que não se antevia fácil, entrou melhor a equipa visitante, que no primeiro ataque concretizou os seus primeiros dois pontos, mas uma série de más decisões permitiram à formação da casa passar para a dianteira do marcador por 5-2. As Cadistas não se intimidaram e Maria João Andrade, com 4 pontos consecutivos, devolvia à sua equipa a liderança no marcador, registando o marcador 10-16 ao intervalo.

No segundo quarto, o CAD-UPCC/Opticalia manteve a sua defessa zona 1-2-2, subindo-a a todo o campo quando convertia cesto, conservando a liderança do marcador até meio do período. No entanto, as constantes perdas de bola sem lançamento e os lances-livres falhados permitiram ao Guifões passar novamente para a liderança. Um triplo da base Oyanaisy Gelis a três minutos do final permitiu nova reviravolta no encontro. No último minuto da primeira parte, Djenifer Monteiro converte dois pontos com falta e, logo de seguida, a poucos segundos do final, Rafaela Carrito repete a proeza em jogada idêntica, levando a sua equipa a ganhar por 7 pontos ao intervalo (23-30).


No reatar da partida, o técnico do Guifões altera a sua defesa hxh para defesa zona, com o objetivo de diminuir a eficácia das postes adversárias. No entanto, na primeira jogada do terceiro período, Cátia Soares, com um triplo, coloca a sua equipa a liderar por 10 pontos. A defesa todo o campo das Cadistas, aliada a uma grande agressividade da sua defesa zona, retiraram por completo o Guifões do jogo. A constante má percentagem da linha de lance-livre retirava ao CAD a possibilidade de obter uma maior vantagem no final do terceiro período (33-46).

No quarto e último tempo, as jogadoras de laranja, fruto de uma excelente eficácia da linha de três pontos, abriram uma vantagem de 22 pontos a 7 minutos do fim. A equipa do Guifões, com uma pressão muito agressiva, conseguiu encurtar a diferença para 8 pontos a três minutos do fim, colocando alguma incerteza no marcador. Nesse momento de aflição, voltou a vir ao de cima a qualidade da base cubana Oyanaisy Gelis, que com duas assistências e dois pontos convertidos devolveu à equipa do CAD-UPCC/Opticalia a tranquilidade necessária para garantir a vitória e acabar com a invencibilidade do líder do Campeonato.

Destaques individuais para Djenifer Monteiro (18 pontos; 7 ressaltos), Maria João Andrade (16 pontos; 8 ressaltos) e Oyanaisy Gelis (9 pontos; 7 ressaltos; 9 assistências), na equipa do CAD-UPCC/Opticalia. No Guifões, estiveram em evidencia Joana Cruz (14 pontos; 14 ressaltos) e Ana Morais (15 pontos; 4 ressaltos).


Sem comentários:

Enviar um comentário


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.