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ENSINO - Conheça a classificação das escolas do 3.º ciclo e Secundário do distrito de Coimbra


No ano de 2017, os colégios Rainha Santa Isabel e São Teotónio mantiveram os lugares cimeiros do ranking distrital dos resultados da 1.ª fase de exames do ensino secundário. De acordo com os dados disponibilizados pelo Ministério da Educação, as duas escolas privadas desceram alguns lugares na listagem nacional, mas mantiveram alguma distância da terceira melhor escola – a secundária Infanta Dona Maria. O estabelecimento de ensino público superou o Colégio de São Martinho e o Instituto Educativo de Lordemão no top 5 distrital, mas perdeu o título de melhor escola pública nacional para a Escola Secundária Garcia de Orta (Porto).

Aliás, a escola Dona Maria desceu para o 7.º lugar nacional das escolas públicas, sendo mesmo o pior ano em termos de ranking nacional deste estabelecimento de ensino desde 2010.

Relativamente às 12 disciplinas com maior número de exames realizados a nível nacional, o Colégio Rainha Santa fica em 1.º lugar distrital em sete delas. A saber: Matemática A, Física e Química, Biologia e Geologia, Geografia A, História A, Economia A e Geometria A.

No exame de Português A, a escola com melhor média no distrito foi o Colégio de São Teotónio. Já em Filosofia, o Centro de Estudos Educativos de Ançã assume a liderança, com a escola Dona Maria a registar a melhor média no exame de Matemática Aplicada às Ciências Sociais. Em Desenho A, a secundária Lima de Faria (Cantanhede) registou os melhores resultados no respetivo exame, enquanto a secundária José Falcão (Coimbra) foi aquela onde os alunos tiveram a melhor média em História da Cultura e das Artes. Olhando para as tabelas a nível nacional, é de assinalar o 3.º, 6.º e 7.º lugar nas disciplinas de Economia A, Física e Química A e Biologia e Geologia.

Lisboa e Porto na frente

A nível nacional, a melhor escola no ranking é a Academia de Música de Santa Cecília (Lisboa), logo seguida do Colégio Nossa Senhora do Rosário (Porto) e Colégio Manuel Bernardes (Lisboa). Em 4.º e 5.º lugar, ficaram o Colégio de São João de Brito e de Santa Doroteia, de Lisboa.

A primeira escola pública – secundária Garcia de Orta (Porto) – aparece apenas no 37.º lugar nacional, com a básica e secundária D. Filipa de Lencastre e secundária do Restelo a fecharem o top 3 dos estabelecimentos de ensino público com o 42.º e 44.º lugar.

Só uma escola pública ultrapassa o “4” nos exames do 3.º ciclo do ensino básico

Apenas cinco escolas privadas estão no top 20 do ranking distrital dos exames do 3.º ciclo do ensino básico. De acordo com os dados fornecidos pelo Ministério da Educação, o Colégio Rainha Santa Isabel obteve uma média de exames com 80,12 pontos, o que corresponde a uma média de 4,12 (escala de 0 a 5). Nos outros lugares do pódio ficaram a Escola de Música São Teotónio e a Escola Secundária Infanta Dona Maria com 79,76 e 78,11 pontos (4,07 e 4,01, respetivamente).

Se olharmos para a média de frequência (junta a nota de exame com a nota do final do ano letivo), o Colégio Rainha Santa Isabel e a Escola Secundária Infanta Dona Maria apresentam a mesma média: 3,89.

As outras duas escolas privadas são o Colégio São Teotónio e o Colégio Bissaya Barreto que, na média de exames por pontos, ficam no 4.º e 5.º lugar distrital. A partir daqui, e até ao 20.º lugar, encontramos só escolas públicas do distrito.

Neste âmbito, assinale-se o facto de que só no 7.º lugar aparece a primeira escola de fora do concelho de Coimbra. Trata-se da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, na Figueira da Foz.

Relativamente às duas disciplinas a que os alunos foram submetidos a exame no 9.º ano, os três melhores da tabela distrital repetem posições. O Colégio Rainha Santa Isabel obtém uma média de 73,32 pontos e 86,92 pontos em Português e Matemática, respetivamente. A Escola de Música de São Teotónio e a Escola Secundária Infanta Dona Maria obtiveram, respetivamente, 73,04 pontos e 71,72 pontos no exame de Português e 86,48 pontos e 84,50 pontos de média no exame de Matemática.

Colégio Minerva lidera tabela nacional

O Colégio Minerva, no concelho do Barreiro (Setúbal) é a escola com melhor média a nível nacional. Nos exames por pontos das disciplinas de Português e Matemática, obteve uma média de 85,59 pontos (4,41).

A escola sadina ocupava no ano passado o 100.º lugar da tabela nacional, destronando desta forma o Externato As Descobertas, que no presente ano desce para o 9.º lugar a nível nacional. O Colégio Horizonte, de Vila Nova de Gaia, e o Colégio Nossa Senhora da Paz, na cidade do Porto, obtiveram os restantes lugares do pódio a nível nacional.

Em Português, a liderança nacional cabe ao Colégio Minerva, do Barreiro, com 88,14 pontos, enquanto na Matemática a escola com melhor média é o Colégio Horizonte, de Vila Nova de Gaia, com 91,78 pontos.

No top 100 nacional, estão seis escolas do distrito. A saber: Colégio Rainha Santa Isabel, Escola Música São Teotónio, Escola Secundária Infanta Dona Maria, Colégio São Teotónio, Colégio Bissaya Barreto e Escola Básica Eugénio de Castro.


António Alves – Diário As Beiras

Critérios

  • O ranking das escolas tem por base os resultados da 1.ª fase de exames dos alunos internos do Ensino Secundário.
  • Nesta análise, foi definido como critério base a nota das 12 disciplinas com o maior número de exames: Português, Matemática A, Física e Química A, Biologia e Geologia, Geografia A, História A, Filosofia, Matemática Aplicada às Ciências Sociais, Economia A, Geometria Descritiva A, Desenho A e História da Cultura e das Artes.
  • A média de exames no Secundário é obtida a partir da média das notas de exame de todas as disciplinas, independentemente do número de alunos.
  • No ranking de disciplina do secundário, apenas são contadas escolas com mais de 10 exames a cada disciplina.
  • O ranking do 3.º ciclo é obtido através da média das classificações por pontos (0 a 100) dos alunos internos do ensino regular na 1.ª fase das provas de Português e Matemática.
  • A média dos exames resulta da média da nota que surge na pauta.
  • A média de frequência resulta da ponderação da nota do exame com a nota do final do ano letivo dos alunos.

  

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