FESTIVAL DA LAMPREIA - Um projeto comum do município e da restauração para valorizar o concelho Penacova Actual PENACOVA ACTUAL - Jornal de Penacova

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FESTIVAL DA LAMPREIA - Um projeto comum do município e da restauração para valorizar o concelho

A gastronomia é uma aposta assumida do município de Penacova, com o objectivo de atrair cada vez mais visitantes. Inserido neste propósito está o Festival da Lampreia, que decorre, entre hoje e domingo, em 12 restaurantes do concelho e contabiliza a 20.ª edição. «A lampreia não é exclusiva de Penacova, pois há outros lugares na região onde também é uma especialidade, mas, de facto, Penacova e lampreia são indissociáveis», sublinha o presidente da Câmara Municipal de Penacova.

Humberto Oliveira lembra, então, que o município se envolveu, «nos últimos 20 anos, na valorização do recurso, dos restaurantes e da gastronomia de Penacova». «Passados 20 anos, podemos estar orgulhosos do trabalho desenvolvido. Obviamente que nunca está tudo feito, pois podemos sempre melhorar», resume.

Confrontado com o que seria um bom Festival da Lampreia 2018, o autarca revela que «será aquele em que os restaurantes sirvam tantas refeições quantas tenham capacidade para servir». Posto isto, reafirma o propósito de «valorização do recurso em si, da gastronomia e dos restaurantes». Humberto Oliveira assume, ainda, o desejo de ver os restaurantes do concelho serem considerados «de eleição para além da época da lampreia», de modo a “obrigarem” os visitantes a «regressarem noutra altura do ano»

A palavra «valorização» foi utilizada diversas pelo presidente da Câmara Municipal de Penacova. «O nosso objectivo é termos a capacidade de atrairmos cada vez mais pessoas para Penacova e que o concelho seja valorizado pelas pessoas», expressa Humberto Oliveira, realçando a existência de «uma dimensão de curto prazo, de imediato, mas também uma dimensão a longo prazo de valorização da gastronomia e dos restaurantes».

O investimento do município de Penacova no Festival da Lampreia, que conta, em 2018, com 12 restaurantes (mais um do que no ano passado), ronda «os 20 mil euros». Após destacar o «projecto comum» entre a autarquia e os restaurantes, defendendo que «assim se deverá manter», Humberto Oliveira assinala a importância da lampreia para o concelho.

«Felizmente para a economia local, a lampreia tornou-se num produto muito importante, pela qualidade de quem o confecciona, mas, também, pelo apoio prestado pela autarquia», nota o edil. Durante os três dias de festival, os 12 restaurantes aderentes venderão cada lampreia confeccionada a 55 euros, representando um desconto de 10 euros em relação ao preço normalmente praticado, enquanto uma dose de arroz com pedaços e sangue do ciclóstomo custará 22,5 euros.

Plataforma para valorizar o património e o território

O turismo é uma aposta do município de Penacova, com a gastronomia a ser colocada, assumidamente, num lugar de destaque. Contudo, defende Humberto Oliveira, «é preciso ganhar escala». E explica: «É o único caminho que temos neste momento, uma vez que, à escala municipal, seremos sempre microscópicos». O presidente da Câmara Municipal de Penacova até apresenta uma possível solução. «Precisamos, pelo menos, de fazer um trabalho de integração na subregião para podermos projectar-nos para a região, para Portugal e para fora de Portugal», anuncia.

Marcada para o período entre 28 de Fevereiro e 4 de Março, a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) vai dar palco, na próxima quinta-feira, à apresentação da plataforma “Penacova by heart”. «A nossa ideia, nesta fase inicial, é apresentar uma plataforma conjunta com os nossos recursos na área do turismo para podermos evoluir para a elaboração de programas», expressa Humberto Oliveira, antes de concretizar: «Queremos valorizar o nosso território e, quem sabe, alargar a concelhos vizinhos, que possam integrar este projecto e, de alguma forma, ajudar e enriquecer estes programas».

Alojamento, gastronomia, aventura, lazer e muito mais é a forma como a plataforma “Penacova by heart” se apresenta em http://penacovabyheart.com/. «Com este projecto, temos a pretensão de fazer a valorização do território», reafirma o presidente da Câmara Municipal de Penacova, antes de considerar que a vertente gastronómica é um dos eixos fundamentais nesta iniciativa de agregação do melhor de Penacova.

João Henriques – Diário de Coimbra

1 comentário:

  1. É de valorizar todas estas iniciativas, quem ganha com isto, os restaurantes e ainda bem, porque se fizerem um inquérito ás pessoas que veem comer no fim semana tenho quase a certeza que 90% dessas pessoas nem por Penacova (vila)passsam.estradas mal remendadas-luz noturna em zonas comercias não existem etc etc.

    ResponderEliminar


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.