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DECO - Cancelamento de voos. Não deixe os seus direitos ficarem em terra!


Têm chegado à DECO, pedidos de informação por parte de consumidores que viram, nos últimos dias, o seu voo cancelado pela companhia aérea Ryanair.

Continuam a somar-se, uma vez mais, os voos cancelados pela companhia aérea Ryanair pelo que alertamos os consumidores para os direitos que lhes assistem nestas circunstâncias.

A companhia aérea tem o dever de prestar informação, assistência e em determinadas circunstâncias pagar indemnização aos passageiros.

Em caso de cancelamento, a companhia aérea tem de oferecer uma opção entre reembolso do bilhete no prazo de 7 dias ou reencaminhamento para o destino final com condições semelhantes, mantendo-se sempre o direito a assistência.

No que respeita ao dever de assistência a companhia aérea deve proporcionar bebidas, refeições, duas comunicações e alojamento ao passageiro.

Terá, ainda, direito a indemnização caso o voo seja cancelado sem pré-aviso nem alternativa e desde que que não ocorram causas de força maior.

Voos inferiores a 1.500 km o valor da indemnização a ser atribuída ao passageiro é de 250€, no caso de voos realizados dentro da União Europeia superiores a 1.500€ km o valor da indemnização é de 400€.

Só não será assim nos seguintes casos:

  • Ter sido informado do cancelamento pelo menos 14 dias antes do voo, reencaminhado para um horário próximo do previsto;
  • Ter sido informado do cancelamento entre duas semanas e sete dias se for proposto voo alternativo que parta no máximo duas horas antes da anterior hora prevista e que chegue no máximo quatro horas antes da hora de chegada prevista;
  • O aviso inferior a uma semana se for proposto voo alternativo que parta no máximo uma hora antes da hora prevista e que chegue no máximo duas horas antes do previsto.

Em Portugal, o Instituto Nacional de Aviação Civil, IP é o organismo responsável pela aplicação dos direitos dos passageiros e fiscalização das companhias aéreas.

Em Portugal, o Instituto Nacional de Aviação Civil, IP é o organismo responsável pela aplicação dos direitos dos passageiros e fiscalização das companhias aéreas.

Caso a transportadora aérea não assuma a responsabilidade, poderá recorrer à DECO que se encontra a acompanhar e mediar a presente situação!

Tânia VieiraDECO Coimbra


Os leitores interessados em obter esclarecimentos relacionados com o Direito do Consumo, bem como apresentar eventuais problemas ou situações, podem recorrer ao Consultório do Consumidor, bastando, para isso, escreverem para a DECO – Gabinete de Apoio ao Consumidor – Rua Padre Estêvão Cabral, 79-5º, Sala 504-3000-317 Coimbra.


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